Política

FHC diz que Carvalho precisa pensar antes de falar

Ministro do atual governo afirmou que havia "engavetador geral da República" antes

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso respondeu nesta segunda-feira às declarações do ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. Ao defender o atual governo das denúncias de corrupção, Carvalho disse que, ao contrário do governo anterior, as instituições agora têm autonomia para investigar e punir os envolvidos em corrupção. "Antes havia 'engavetador geral da República'. Com o (ex-)presidente Lula começamos a ter um procurador, com toda liberdade", disse Carvalho.

O ex-presidente participa de um evento de prefeitos do PSDB, em Brasília, e espondeu: "Eu tenho 81 anos mas tenho memória. Esse senhor precisava pelo menos respeitar o passado, até o dele, e não continuar dizendo coisas levianas. Estou cansado de ouvir leviandades de quem está no governo e aproveita para lançar pedra no passado".

O ex-presidente acrescentou que a “herança maldita” foi recebida pela presidenta Dilma Rousseff. Segundo ele, o atual governo leva mais tempo “para corrigir malfeitos” que teria herdado do governo Lula. Fernando Henrique disse ainda que, quando assumiu o governo em 1994, encontrou a Polícia Federal brigando, dividida e com a escola de treinamento desativada. Ele acrescentou que coube ao seu então ministro da Justiça, Nelson Jobim, a tarefa de reestruturar a Polícia Federal.

Quanto à independência do órgão, Fernando Henrique lembrou que várias autoridades ficaram irritadas pelas ações desenvolvidas pela Polícia Federal, durante seu governo. “Tanto era independente que houve senadores algemados e governadora de estado irritada porque seu gabinete tinha sido invadido, pois havia dinheiro e não se sabia de onde vinha”.

Bookmark and Share