“Ficha Limpa traz segurança”, diz juiz eleitoral

“Ficha Limpa traz segurança”, diz juiz eleitoral

Coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Marlon Reis exalta decisão do STF

Correio do Povo

publicidade

Coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, o juiz eleitoral do Maranhão Marlon Reis afirma que, desta vez, "não tem choro nem vela": os candidatos não poderão provocar uma avalanche de recursos na Justiça para tentar se esquivar da Lei da Ficha Limpa. Para Marlon, a decisão de quinta-feira do Supremo Tribunal Federal (STF) foi clara e deu segurança jurídica ao processo eleitoral. Para o juiz, haverá uma renovação nos quadros da política nacional a partir desta eleição.

Para Marlon, a Ficha Limpa levará os políticos a zelarem pelo "maior patrimônio, que é a honra". Um dos articuladores da Lei da Ficha Limpa, proposta de iniciativa popular, o juiz avalia que o aval do Supremo foi "o término de uma luta que demorou muitos anos e que chegou ao melhor resultado, com a confirmação da constitucionalidade de cada um dos dispositivos da lei".

Ele avalia os desdobramentos da lei. "No âmbito dos municípios, é muito mais frequente a presença de pessoas que tiveram contas rejeitadas ou que foram condenadas por improbidade. Outro impacto importante é a introdução desse assunto na pauta das discussões políticas. A vida pregressa do candidato era algo irrelevante para os eleitores, mas não é mais. Será um dos principais assuntos das eleições. Teremos um impacto político nestas eleições, mais do que em nenhuma outra. A lei chega com eficácia redobrada. Há um grito de desabafo da sociedade, como se tivesse uma energia retida e que agora poderá ser utilizada." Para ele, algumas pessoas poderão insistir, e isso será "bom para alguns advogados". A decisão do STF "trouxe uma tranquilidade enorme" para as eleições deste ano, avalia o juiz.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895