Política

Fogaça será candidato do PMDB ao governo do Estado

Prefeito de Porto Alegre fez anúncio nesta segunda

Anúncio de candidatura ocorreu nesta segunda-feira
Anúncio de candidatura ocorreu nesta segunda-feira Foto : Alexandre Mendez
O prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, foi confirmado como o candidato do PMDB ao governo do Estado, na tarde desta segunda-feira, na sede do partido em Porto Alegre.

Fogaça disse que a decisão foi tomada, nesse final de semana, com base na desistência do ex-governador Germano Rigotto de concorrer ao Piratini. "Estamos em situações distintas, eu tenho apreço pela posição de prefeito de Porto Alegre. Seria um absurdo eu chegar à convenção do partido e disputar com ele, saindo da prefeitura", disse Fogaça. Segundo Fogaça, foi avaliada uma angústia interna do partido.

"Assumi a responsabilidade da construção coletiva desse projeto do PMDB de retornar ao governo do Rio Grande do Sul. Estou aqui de corpo inteiro a serviço do partido", afirmou. O prefeito disse também que permanece na administração municipal. O prazo para ele deixar o cargo é março de 2010. O presidente estadual do partido, senador Pedro Simon, participou do anúncio.

A informação havia sido antecipada, nesta manhã, pelo blog Política ao Vivo.

Na tarde desta segunda-feira, em entrevista à Rádio Guaíba, Rigotto disse que o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, passou a ser a única referência do PMDB para a candidatura ao governo do Estado, após a sua desistência. “Existem todas as condições de ele vencer a eleição”, observou.

O ex-governador deve concorrer a uma vaga no Senado. "É a única alternativa", disse. Ele falou também que acredita que o PMDB estará no segundo turno, "pela força que tem, pela coligação que vai formar, mas não me arrisco a fazer uma projeção". "O PMDB com certeza estará no segundo turno, espero que possamos ganhar", completou.