Política

Fortunati solicitará ao governador segurança em dias de protesto

Prédio onde mora prefeito de Porto Alegre foi depredado na noite passada

Prédio onde mora prefeito de Porto Alegre foi depredado
Prédio onde mora prefeito de Porto Alegre foi depredado Foto : Fabiano do Amaral
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, usou sua conta no Twitter – @josefortunati – para relatar na manhã desta quarta-feira a sensação de insegurança que viveu na noite passada durante protesto que resultou na depredação do prédio onde mora. O chefe do Executivo municipal afirmou que vai solicitar ao governador Tarso Genro para que "nos dias de manifestações o prédio seja melhor cuidado". Segundo Fortunati, o pedido é "pelo fato de que o Prefeito eleito democraticamente termine sendo fator de insegurança para os vizinhos."

Fortunati contou que os vândalos – que segundo ele são do grupo Black Bloc – arrancaram tapumes, quebraram toda a frente do edifício e semearam "o terror entre os vizinhos". Para Fortunati, não é apenas o prefeito que está sendo atingido, mas o "Estado Democrático de Direito". 

O prefeito relatou que os responsáveis pela depredação estavam mascarados, carregavam mochilas, barras de ferro, pedras e facas. Fortunati voltou a chamar os vândalos de baderneiros e contou que eles ameaçaram colocar fogo no prédio. O prefeito também reclamou que, conforme relatos, a Brigada Militar (BM) apenas ficou assistindo ao "espetáculo triste".

Fortunati lembrou o poeta russo Vladimir Mayakovsky, que escreveu: "na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim. E não dizemos nada. Na segunda noite já não se escondem, pisam as flores e matam nosso cão. E não dizemos nada. Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, não podemos dizer mais nada".


Bookmark and Share