Fortunati volta atrás e mantém desconto de 12% na antecipação do pagamento do IPTU

Fortunati volta atrás e mantém desconto de 12% na antecipação do pagamento do IPTU

Prefeito de Porto Alegre havia cancelado a medida a pedido de Marchezan

Correio do Povo

Fortunati mantém desconto de 12% na antecipação do pagamento do IPTU

publicidade

*Com informações de Gabriel Jacobsen, da Rádio Guaíba

O prefeito José Fortunati anunciou nesta terça-feira que o Imposto Territorial Urbano (IPTU) de Porto Alegre terá o desconto de 12% na antecipação de seu pagamento até o dia 2 de janeiro. A pedido do prefeito eleito, Nelson Marchezan, Fortunati havia tomado a decisão no dia 28 de novembro de cancelar a antecipação do imposto, que visa o pagamento dos salários de dezembro e o 13º.

“Estivemos no Tribunal de Contas do Estado (TCE), que tem sido um parceiro muito grande na tentativa de encontrar o melhor caminho ou que ocorra qualquer deslize jurídico ou técnico na questão, para discutir a última possibilidade e que parece a mais adequada. Voltarmos a uma prática utilizada em Porto Alegre nos últimos 28 anos, que é a concessão de um desconto no pagamento do IPTU no início do mês de janeiro”, declarou o Fortunati.

A decisão de buscar novo auxílio ao TCE foi tomada na segunda-feira depois que o prefeito se encontrou com os líderes das bancadas da Câmara de Vereadores e foi informado que o projeto que visava a possibilidade de parcelamento dos salários não passaria na Casa. Sem alternativas e com a segurança jurídica repassada pelo Tribunal, Fortunati optou por voltar atrás na decisão do último dia 28.

“O montante (arrecado com a antecipação) sempre acaba cobrindo uma das folhas. Aliás, essa é a nossa expectativa. Como tem ocorrido ao longo dos últimos 28 anos, esperamos que consigamos, com esse mecanismo, ter os recursos no dia 30 de dezembro para pagar o 12º salário do ano”, afirmou o prefeito.

Fortunati garantiu que a equipe da prefeitura de Porto Alegre corre contra o tempo para produzir os boletos e entregar na casa dos contribuintes no menor prazo possível. “Apelo para que os contribuintes paguem o IPTU para ajudar o município. Ajudará seus servidores e fará com que tenhamos o pagamento total do salário do mês de dezembro”, revelou Fortunati.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895