Frente parlamentar já identificou 40 pontes em situação precária no RS

Frente parlamentar já identificou 40 pontes em situação precária no RS

Grupo foi instalado formalmente hoje na Assembleia Legislativa

Agência Brasil

publicidade

Presidida pelo deputado Missionário Volnei (PR), a Frente Parlamentar sobre as Pontes do Rio Grande do Sul, instalada no início da tarde de hoje na Assembleia Legislativa, já apurou que existem 40 estruturas do tipo em estado considerado crítico. O objetivo é fazer um diagnóstico para identificar os pontos mais precários e posteriormente determinar que os órgãos competentes façam a manutenção.

O parlamentar que lidera a iniciativa projeta que os trabalhos culminem com a elaboração de um projeto de lei. A intenção é solicitar o auxílio das prefeituras para que repassem ao Daer e Dnit informações sobre pontes em risco em estradas nas malhas estadual e federal. “Muitas vezes somos alertados pelos próprios prefeitos, são eles que vivem a realidade da localidade”, enfatizou Volnei, lembrando que existem pontes de mais de 50 anos, que nunca receberam inspeção.

A estimativa é de chegue a 850 o total de pontes em rodovias estaduais e federais do Rio Grande do Sul. De acordo com o presidente da Frente, várias foram estruturadas para suportar uma carga máxima de até 12 toneladas, embora hoje caminhões tenham peso sete vezes superior.

Um dado alarmante, que justifica o raio-x nas pontes gaúchas, dá conta de que, nos últimos três meses, três pontes desabaram em diferentes cidades gaúchas. Os episódios aconteceram nos acessos aos municípios de Piratini, Sertão Santana e Jaguari. O último é o mais recente e a ponte, sobre o rio Jaguari, era centenária.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895