Futuro secretário da Saúde de Porto Alegre defende abertura do comércio e distanciamento vertical

Futuro secretário da Saúde de Porto Alegre defende abertura do comércio e distanciamento vertical

Mauro Sparta considerou que "a grande questão é a retomada da economia, o não-fechamento da cidade"

Correio do Povo

publicidade

Nomeado pelo prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo, para ocupar o cargo da Secretaria Municipal da Saúde, o médico Mauro Sparta defendeu nesta quarta-feira medidas de distanciamento contra a pandemia de Covid-19, mas garantiu que "a grande questão é a retomada da economia, o não-fechamento da cidade". "Estudos mostraram que o lockdown não foi tão bom assim, porque as pessoas ficavam em casa, uma se contaminava e contaminava todo o resto da família. Então, o distanciamento é importante e eu prefiro ele vertical do que horizontal. Creio que se nós conseguirmos fazer um calendário vacinal rápido, ainda no primeiro trimestre, vamos ultrapassar essa dificuldade", afirmou em entrevista à Rádio Guaíba nesta manhã.

Sparta já foi Delegado Regional de Saúde, com responsabilidade sobre 50 municípios, deputado estadual e diretor técnico do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e do Hospital Parque Belém, ambos situados em Porto Alegre. Para ele, a atual gestão da pasta que assumirá fez um bom trabalho e mencionou que conhece muitas pessoas que compõem o grupo. Há, contudo, pontos a serem melhorados. Ele citou, por exemplo, uma maior preparação das instituições de saúde.

"O que faz as bandeiras pretas, vermelhas (do sistema de Distanciamento Controlado)? É a velocidade de transmissão do vírus e a nossa capacidade de ter leitos clínicos e de UTI. Ontem, tive uma conversa com vários hospitais e discutimos a questão da disponibilidade de leitos no sentido de nos prepararmos para um eventual aumento da incidência da pandemia. O trabalho inicial é nos prepararmos para enfrentar o próximo mês", comentou, demonstrando preocupação com as festas de final de ano.

O futuro secretário avaliou que teme que haja aumento de procura dos nossos leitos devido a reuniões no Natal. Por isso, destacou, que é importante que as pessoas tenham cuidado com uso de máscara, de distanciamento físico, higiene das mãos, e não participem de aglomerações. "Temos pedido isso exaustivamente e vamos continuar pedindo", disse.

Esperança na vacina

Sparta, cuja trajetória de vida pública soma mais de 20 anos, tendo trabalhado como secretário extraordinário da Copa 2014, Chefe da Casa Civil Adjunto, Secretário de Estado do Meio Ambiente, avaliou que a expectativa de chegada de uma vacina contra a Covid-19 no Brasil é uma "luz no fim do túnel". "Vejo isso com muita esperança. Ontem, já tive uma reunião com o pró-reitor da Ufrgs para conseguirmos utilizar os super freezers caso o imunizante seja o da Pfizer/BioNTech. A ideia é começarmos a trabalhar a questão da logística", comentou.

Foram identificadas na universidade 15 unidades de ultrafreezes capazes de armazenar as doses em temperaturas de -80°C, o necessário para esse produtos desenvolvidos pelos laboratórios. A maioria encontra-se no Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Os demais estão no Instituto de Biociências, na Faculdade de Agronomia, na Faculdade de Veterinária, no Instituto de Física e na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Outras cinco unidades estão em processo de compra e devem chegar até o início de fevereiro. "Se por acaso for outras vacinas, não haverá essa necessidade. A ansiedade é muito grande para que chegue esse benefício e a gente consiga terminar com a pandemia o mais rápido possível", afirmou Sparta.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895