Gabriel Souza assume hoje presidência da Assembleia

Gabriel Souza assume hoje presidência da Assembleia

Sessão de eleição e posse do Legislativo se dará em formato híbrido, em função da pandemia. São esperados cerca de 160 convidados

Correio do Povo

Aos 37 anos, Gabriel Souza assume na próxima quarta-feira os desafios de comandar o Legislativo gaúcho

publicidade

O deputado estadual Gabriel Souza (MDB) tomará posse hoje como presidente da Assembleia Legislativa. Em função da pandemia, a sessão de eleição e de posse dos integrantes da Mesa Diretora 2021-2022 se dará em formato híbrido. Na mesma cerimônia ocorrerá a despedida do atual presidente, Ernani Polo (PP). 
O futuro chefe do Legislativo adiantou que pretende propor uma reforma regimental. “A proposta é consolidar práticas que o presidente Ernani (Polo) já implementou, como as audiências públicas on-line. Vai diminuir custos e aumentar a eficiência”, explicou. O objetivo é otimizar o uso das tecnologias no Parlamento, como a continuação do sistema híbrido nas sessões e comissões. 

Outra proposta do emedebista será a consulta pública a projetos. "Essa ferramenta vai aumentar a qualidade e quantidade da participação popular nas pautas da Assembleia", destacou ele. Contudo, apesar da pauta focada em inovação tecnológica, o deputado afirmou que na sua gestão a vacinação será a palavra de ordem dentro da Casa. “Prioridade”, afirmou o deputado. Aos 37 anos, Gabriel Souza assume dentro de um acordo que prevê o revezamento das quatro maiores bancadas na cadeira de presidente do Legislativo. 

O evento foi organizado respeitando os limites de ocupação e as regras de distanciamento estabelecidos nos protocolos sanitários. Assim, no auditório Dante Barone, por exemplo, que tem ocupação de 600 lugares, poderão ingressar apenas 110 pessoas. Nas galerias do plenário, que têm ocupação de 250 pessoas, poderão ingressar apenas 40. Com as medidas, o público poderá acompanhar a cerimônia pelas redes sociais da Assembleia. 

Os convidados terão que entrar pela esplanada do Palácio Farroupilha. Os protocolos sanitários e as orientações de acesso ao Plenário 20 de Setembro e ao Dante Barone, onde será transmitida a cerimônia, serão realizados no local. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895