O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PR) foi levado para uma cela dentro do quartel do Corpo de
Bombeiros, no bairro Humaitá, na zona sul do Rio. De acordo com a Defesa Civil, a decisão foi tomada devido a uma determinação da Justiça. Ele foi encaminhado até o local em uma viatura da Polícia Federal, depois de passar por exames no Instituto Médico Legal (IML).
A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio informou que é de responsabilidade da Justiça e da Polícia Federal a escolha do local onde Garotinho ficaria preso. O presidente estadual do PR tem um imóvel no bairro do Flamengo, que é próximo do Humaitá. Ele foi preso na manhã desta quarta-feira no Rio.
Político afirma perseguição
O ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, atribui a sua prisão e a de sua mulher, a ex-governadora Rosinha Garotinho, a uma perseguição que, explica, vem sendo vitima desde que denunciou o esquema do ex-governador Sérgio Cabral na Assembleia Legislativa do Rio. A defesa foi apresentada através de uma nota oficial, emitida pela assessoria de imprensa do político.
Com o título "Querem Calar o Garotinho mais uma vez", a nota destaca que quem assinou o pedido de prisão foi o juiz Glaucenir de Oliveira, "o mesmo que decretou a primeira prisão de Garotinho no ano passado, logo após ele ter denunciado (o desembargador) Luiz Zveiter à Procuradoria Geral da República".
Garotinho sustenta ainda que "nem ele nem nenhum dos acusados cometeu crime" e, conforme disse ontem em um programa, foi alertado por um agente penitenciário a respeito de uma reunião entre Sérgio Cabral e o deputado estadual Jorge Picciani, presidente da Assembléia Legislativa do Rio, durante a primeira prisão do parlamentar, semana passada, no presídio de Benfica. "Na ocasião, o presidente da Alerj (Picciani) teria afirmado que iria dar um tiro na cara do Garotinho", diz a nota.
Ela ressalta que a ordem de prisão dada pelo juiz Glaucenir é para que Garotinho vá com a esposa, Rosinha, para o presídio de Benfica, "justamente onde estão os presos da Lava Jato". No comunicado distribuído à imprensa, a assessoria do ex-governador frisa que "essa operação à qual Garotinho e Rosinha respondem não tem relação alguma com a Lava Jato".
Garotinho vai para cela em quartel de Corpo de Bombeiros na zona sul do Rio
Justiça determinou local, para onde ex-governador foi encaminhado em uma viatura da Polícia Federal