Política

Geddel Vieira Lima vai deixar ministério, diz jornal

Ministro já estaria com carta de demissão pronta para enviar a Michel Temer

Geddel Vieira Lima vai deixar ministério, diz jornal
Geddel Vieira Lima vai deixar ministério, diz jornal Foto : Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil / CP
A crise deflagrada pelas declarações de Marcelo Calero em relação a Geddel Vieira Lima chegou ao seu ápice nesta sexta-feira. O ministro da Secretaria Geral de Governo já tomou a decisão de deixar o governo ainda hoje, segundo informações publicadas pelo jornal O Estado de São Paulo.  

De acordo com a publicação, Geddel vai oficializar a sua demissão do ministério por causa da acusação de tráfico de influência feita pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero. Geddel, inclusive, já estaria com a carta de demissão pronta para envio ao presidente Michel Temer. 

O ministro da Secretaria Geral de Governo, Geddel Vieira Lima, já tomou a decisao de deixar o governo ainda nessa sexta-feira para tentat estancar a crise politica do governo. Geddel vai oficializar sua demissão por causa da acusação de tráfico de influência feita pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero.

Geddel foi acusado de pressionar Calero para autorizar que o Iphan da Bahia liberasse a construção de um prédio onde o ministro tinha adquirido um apartamento. O então ministro da Cultura relatou o ocorrido a Temer e, quando percebeu, que o presidente ficou ao lado de Geddel, anunciou a sua demissão.  

Depoimento à PF e pedidos de impeachment

Nessa quinta-feira, a Polícia Federal (PF) enviou enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) depoimento prestado pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero na quarta-feira, em Brasília, sobre o episódio de suposto tráfico de influência do ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima. Cabe à Corte decidir sobre eventual abertura de investigação sobre o ministro Geddel e outras autoridades com prerrogativa de foro.

A oposição na Câmara disse na noite desta quinta-feira que o depoimento de Marcelo Calero à Polícia Federal é caso para impeachment. O vice-líder do PT, deputado Paulo Pimenta (RS), vê desvio de finalidade, uso do cargo de presidente da República para objetivos privados e crime de responsabilidade. "Isso é passível de impeachment", declarou.

O porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, confirmou que Temer conversou com Calero sobre o pedido de Geddel, mas negou pressão sobre o ex-ministro. Segundo Parola, o presidente "sempre endossou caminhos técnicos para solução de licenças em obras ou ações de governo".