Política

Governadora do DF em exercício se reúne com a presidente do STF, Rosa Weber

Gestão da segurança pública da capital voltará para o governo local em fevereiro após intervenção do governo federal

Celina Leão, governadora do Distrito Federal em exercício, foi encontrar ministra do STF
Celina Leão, governadora do Distrito Federal em exercício, foi encontrar ministra do STF Foto : Renato Alves / Agência Brasília / Divulgação / CP

A governadora do Distrito Federal em exercício, Celina Leão (PP), se reúne na tarde desta terça-feira (24) com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber. O encontro ocorre algumas semanas após os ataques em Brasília.

De acordo com informações obtidas pelo R7, Celina foi até a corte para uma visita de cortesia a ministra Rosa e tranquilizar a magistrada sobre a segurança pública no DF. O decreto de intervenção federal se encerra no dia 31 de janeiro e não deve ser prorrogado

O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, responsável pela segurança pública do DF, informou na última segunda-feira (23) ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, que a intervenção federal na segurança pública do DF não será prorrogada.

Celina chegou na Corte por volta de 16h20. A governadora em exercício está no cargo desde o dia 8 de janeiro, quando o titular do cargo, Ibaneis Rocha (MDB), foi afastado pelo ministro Alexandre de Moraes.

Ibaneis é investigado por conta dos atentados que ocorreram contra as sedes dos Três Poderes, quando extremistas invadiram prédios públicos na capital do país.

Intervenção Federal

Com a decisão, o processo de intervenção permanece até 31 de janeiro e não será estendido. Após esse prazo, o governo do DF volta a ser responsável pela Polícia Militar, Civil e outras instituições militares.

Invasão

Após a invasão das sedes dos Três Poderes, em Brasília, Lula editou um decreto de intervenção federal no Governo do Distrito Federal até o dia 31 de janeiro.

O objetivo da intervenção é "pôr termo a grave comprometimento da ordem pública" no Distrito Federal, marcado por atos de violência e invasão de prédios públicos. A medida será coordenada pelo interventor Ricardo Garcia Cappelli, atual secretário-executivo do Ministério da Justiça.