Governo define novo diretor-geral da Secretaria de Educação do RS

Governo define novo diretor-geral da Secretaria de Educação do RS

Após saída polêmica de Paulo Burmann (PDT) em setembro, Deco Domingues (PSDB) foi o escolhido para o cargo pelo governo de Eduardo Leite

Felipe Nabinger

Tucano Deco Domingues assume a direção-geral três meses após saída do pedetista Burmann

publicidade

Pouco mais de três meses depois da polêmica saída do ex-reitor da UFSM Paulo Burmann da direção-geral da Secretaria Estadual da Educação, com o PDT abrindo mão do cargo por desalinhamento e esvaziamento do cargo, o governador Eduardo Leite (PSDB) nomeou um substituto. Assim como o antecessor, o novo diretor também vem de Santa Maria, mas neste caso é do ninho tucano.

André Agne Domingues, o Deco, vinha atuando como coordenador de Agência de Desenvolvimento Social do FGTAS do município no centro do Estado. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, com efeito retroativo a 1º de janeiro. Ex-vereador, ele é professor universitário, mestre em direito público e advogado, além de presidir o Instituto Teotônio Vilela, think thank do PSDB, em esfera estadual.

Paulo Burmann, pré-candidato a prefeito pelo PDT em Santa Maria, município atualmente sob gestão de Jorge Pozzobom (PSDB), anunciou a sua saída da Educação ao encaminhar ao governo uma carta no dia 28 de setembro do ano passado. Nela, o pedetista elencou 12 pontos de divergência. A decisão, apesar de pessoal, foi endossada pelo presidente estadual da sigla, Romildo Bolzan Júnior.

Além do esvaziamento da função, ele citava a incompatibilidade nas políticas adotadas “frente a ideia de uma educação verdadeiramente emancipadora e cidadã” e a falta de infraestrutura. Entre as divergências, estão o foco no ensino de tempo integral somente no Ensino Médio, sem abertura de turmas no Fundamental, e o apoio às escolas cívico-militares.

Em 2022, o PDT decidiu apoiar Leite no segundo turno, colocando como condições para isso a maior atenção à educação e a não privatização do Banrisul. O partido segue com outros cargos no governo, como o titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, e o diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), José Scorsatto, por exemplo.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895