Política

Governo do Estado promove 989 policiais civis

Delegados e agentes foram beneficiados pelos critérios de antiguidade e de merecimento

Acompanhado do delegado Ranolfo Vieira Junior (E) e do secretário Airton Michels (D), Tarso Genro assinou promoções
Acompanhado do delegado Ranolfo Vieira Junior (E) e do secretário Airton Michels (D), Tarso Genro assinou promoções Foto : Caco Argemi / Palácio Piratini
O governador Tarso Genro assinou, nesta sexta-feira, a maior lista de promoções da história da Polícia Civil no Estado. Participaram da oficialização o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, e o chefe da corporação, delegado Ranolfo Vieira Junior. Ao todo, foram promovidos 989 delegados e agentes pelos critérios de antiguidade e de merecimento. Os benefícios são referentes ao segundo semestre de 2011.

Para Tarso, três motivos conferem um caráter histórico a essa lista de promoções. "Primeiro, porque foi assinada dentro do prazo legal, após a recuperação do atraso. Em segundo lugar, porque criamos novos cargos com a lei, que permitiu que mais policiais civis ascendessem na carreira; e, em terceiro, porque o critério de merecimento seguiu critérios republicanos."

Em janeiro deste ano, havia duas listas de promoções atrasadas, referentes a 2010. Em setembro, foram anunciados os nomes de todos os promovidos do ano passado, mais a lista relativa ao primeiro semestre de 2011.

Lei oriunda do Executivo

Também em setembro, foi promulgada a Lei nº. 13.790/11, baseada em projeto do Executivo. Criaram-se novos cargos de delegado, comissário, escrivães e inspetores dentro da estrutura da Polícia Civil, tornando possível a lista de promoções assinada nesta sexta-feira. Para o secretário Airton Michels, a lei trará uma oxigenação à Polícia Civil. "A criação de novos cargos nos possibilita promover todos os servidores ao longo dos anos", disse.

Bookmark and Share