Governo do RS assina em Barcelona acordo para ampliar parcerias na área da inovação

Governo do RS assina em Barcelona acordo para ampliar parcerias na área da inovação

Acordo foi feito com a Funitec La Salle permitirá acesso de empresas às soluções em tecnologia desenvolvidas na cidade espanhola

Mauren Xavier, direto de Barcelona

publicidade

Durante a visita a Barcelona, na Espanha, o governo do Rio Grande do Sul assinou acordo de inovação com a Funitec La Salle - Universidade Ramon Llull, nesta quinta-feira. O memorando de entendimento busca ampliar as parcerias e as iniciativas na área de Inovação. 

Segundo o secretário estadual de inovação, Luís Lamb, a Funitec é um importante hub de Barcelona e o conhecimento desenvolvido será compartilhado com as empresas da área de tecnologia do Estado. "O Rio Grande do Sul está apoiando e financiado diversos hubs. E com o acordo eles vão poder se beneficiar do conhecimento que Barcelona teve em gerar uma economia criativa e inovadora", explicou. 

Na prática, os interessados em desenvolver projetos na área da tecnologia terão acesso às soluções já construídas em Barcelona, que é uma referência na área de inovação no mundo. A parceria foi uma das agendas do governo do Estado em Barcelona, dentro da missão governamental. Durante o dia, os integrantes conheceram diversas iniciativas voltadas para o segmento. 

"As cidades precisam se renovar"

A assinatura do memorando de entendimento ocorreu durante visita da comitiva à Agência de Desenvolvimento Barcelona Activa, mantida pela prefeitura da cidade. O espaço é uma das referências em inovação, estando localizado no chamado distrito 22@. A região foi revitalizada, por um projeto idealizado por Josep Piqué, que também atua nas ações do Pacto Alegre, e busca dar suporte às iniciativas inovadoras.

Durante a visita, o comissário para a promoção da cidade de Barcelona, Pau Solanilla, ressaltou que o desafio atual é unir as diferentes inovações. Em Barcelona pensamos que a inovação é muito mais que a tecnológica. Estamos falando de inovação política, que precisam se atrever a fazer as coisas de forma diferente, é preciso inovação social, e, obviamente, a inovação econômica e tecnológica. Na verdade, conciliar essas inovações é o que pode oferecer uma plataforma para a construção do futuro de êxito", pontuou.   

Segundo ele, equilibrar esses elementos é um desafio para qualquer cidade, mas é um caminho. Assim, ele destacou que as cidades precisam seguir se renovando, como é o caso de Barcelona, que, mesmo bem posicionada mundialmente no campo da inovação, precisa seguir se reinventando. "Creio que qualquer cidade que teve um êxito no passado precisa pensar o seu futuro. O mundo se move muito rapidamente. E, obviamente, a inovação é um fator crítico de nosso mundo", ponderou. 

A inovação social 

Um projeto sem fins lucrativos que beneficiam jovens e famílias, há mais de 50 anos, com ações de apoio, como por  meio da educação e da inserção do mercado de trabalho. Esse é um dos conceitos da Fundesplai, fundação Catalã do Lazer, que promove a chamada tecnologia social. Segundo Adair Meira, co-presidente global do Demà Jovem (programa da Fundesplai),  que a fundação é pioneira na Europa em investimento na tecnologia social. "É a que tem como objetivo fazer mais com menos. E sobretudo fazer com que aqueles que precisam de educação, cultura, renda e, especialmente, os jovens, recebam esses serviços com qualidade e com impactos positivos em suas vidas", explicou. Na prática, são investimentos na formação social. 

E uma das maneiras desse trabalho é o projeto “Demà Jovem”, aliança global entre a Fundesplai e a Renapsi, partilhada com entidades socioeducativas de Espanha, Itália, Portugal, Romênia, Suécia e Holanda, focada na juventude. A projeção é auxiliar 100 mil jovens no período de 5 anos. Segundo ele, a plataforma, apresentada nesta quinta-feira, em Barcelona, está disponível para ser aplicada no Brasil, mais especificamente no Rio Grande do Sul. Porém, ainda depende de uma série de interações para ser implementado. 

Ao conhecer o projeto, o governador enfatizou a importância do investimento nos jovens. Especialmente, no momento de grande transformação econômica. "É importante que possamos oferecer aos nossos jovens a oportunidade de serem inseridos neste novo mundo que se apresenta, com as habilidades e competências que essa nova economia vai exigir, mas também como cidadãos com mais respeito à diversidade e à inclusão”, afirmou.
 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895