O Governo do Estado, através do Projeto Recomeçar, do Programa Estruturante Nossas Cidades, em parceria com a Administração Municipal de São Luiz Gonzaga, formalizará nos próximos dias a habilitação de uma Unidade de Saúde Prisional junto à Penitenciaria Estadual de São Luiz Gonzaga. O projeto, que é priorizado pela governadora Yeda Crusius, possibilitará a inserção social dos apenados, com a criação de Unidades de Saúde Prisional e de Unidades de Internação Hospitalar (leitos hospitalares) específicos para os apenados, através dos gestores municipais.
Para tanto, o governo repassará recursos financeiros, através da Secretaria Estadual da Saúde. O prefeito de São Luiz Gonzaga, Vicente Diel, já assinou o termo de compromisso para implantação de uma Unidade. Através do Projeto Recomeçar foram implantadas sete Unidades de Saúde Prisional, com a Unidade de São Luiz Gonzaga serão oito. Já foram implantadas Unidades na Penitenciária Estadual de Charqueadas, Penitenciária Modulada de Charqueadas, Penitenciária Estadual do Jacuí, Penitenciária Modulada de Montenegro, Penitenciária de Santa Vitória do Palmar, Penitenciária Modulada de Osório e na Penitenciaria de Santa Rosa.
As unidades possuem equipes compostas de médico, dentista, enfermeiro e auxiliar de enfermagem, que realizarão atendimentos semanais nos presídios. O governo do Estado já repassou R$ 500 mil para construção de uma ala hospitalar com 20 leitos exclusivos para a população prisional, junto ao Hospital Municipal de Charqueadas, e mais R$ 500 mil para a ala hospitalar com 31 leitos exclusivos prisional da Região Metropolitana, junto ao Hospital Vila Nova de Porto Alegre
Governo do RS implantará Unidade de Saúde Prisional em São Luiz Gonzaga
Projeto possibilitará a inserção social dos apenados