O Governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira que irá classificar as facções brasileiras Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) como organizações terroristas. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que se reuniu com o senador Flávio Bolsonaro na última quarta-feira.
No comunicado divulgado por Rubio, o governo norte-americano alegou que as facções serão designadas como “terroristas globais especialmente designados” - “Specially Designated Global Terrorists - e como “organizações terroristas estrangeiras”. O Departamento de Estado disse que a medida entrará em vigor a partir de 5 de junho.
Ao anunciar a decisão, os EUA afirmaram que CV e PCC estão entre “as organizações criminosas mais violentas do Brasil” e disseram que os grupos “comandam milhares de integrantes” e são responsáveis por “ataques brutais” contra policiais, autoridades públicas e civis.
Postagem de Rubio:
Primeiro Comando da Capital and Comando Vermelho are two of the most violent criminal organizations in Brazil. Their reach extends throughout our region and into our country.
— Secretary Marco Rubio (@SecRubio) May 28, 2026
Today, I designated these organizations as Foreign Terrorist Organizations and Specially Designated…