Governo publica novas restrições para entrada de estrangeiros
capa

Governo publica novas restrições para entrada de estrangeiros

Portaria tem validade por 30 dias e incluiu o Irã na lista de países com bloqueio

Por
R7

Governo Federal publicou novas restrições para a entrada de estrangeiros


publicidade

O governo federal publicou nessa segunda-feira uma nova portaria que determina as regras de entradaa de estrangeiros no Brasil. O texto foi publicado em edição extra do DOU (Diário Oficial da União).

Uma das mudanças é a proibição da entrada de passageiros do Irã. Anteriormente, já estavam determinados o bloqueio de pessoas vindas da China, União Europeia, Islândia, Suíça, Reino Unido, Irlanda do Norte, Grã-Bretanha, Austrália, Japão, Malásia e Coreia. 

A portaria tem duração de 30 dias e foi assinada pelos ministros Sergio Moro, Tarcísio de Freitas, Luiz Mandetta e Walter Souza Braga Netto. 

A restrição à entrada no País não se aplica aos seguintes casos: brasileiro, nato ou naturalizado; imigrante com prévia autorização de residência em território brasileiro; profissional estrangeiro em missão a serviço.

O novo texto facilita a burocracia para os brasileiros que tentam voltar ao país e a situação de estrangeiros em conexões aéreas, por exemplo.

A portaria afirma que segue as instruções da recomendações da (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.


• não compartilhar objetos pessoais.