Política

Governo Tarso atende aliados e decide retirar urgência de quatro projetos

Palácio Piratini ainda defende agilização de outras 12 matérias

O secretário da Casa Civil, Carlos Pestana, confirmou que o Piratini vai atender à solicitação de parte dos deputados da base aliada que pedia a retirada do regime de urgência de parte dos 16 projetos do Executivo a serem enviados à Assembleia Legislativa, nesta sexta-feira. Com a decisão, não tramitarão os projetos que tratam da pensão para ex-governadores; do sistema de controle público de ética e de transparência; da Casa da Solidariedade e da erradicação da miséria absoluta.

As demais propostas, explicou o secretário, devem ser analisadas rapidamente por tratarem da reestruturação de órgãos públicos do Estado. Pestana citou como exemplo o caso da Fundação de Esporte e Lazer (Fundergs), que deve ser transformada em secretaria para auxiliar na organização da Copa de 2014. Conforme o secretário, devem ser criados novos quadros de funcionários efetivos e também cargos em comissão. Em algumas situações, o governo pretende extinguir funções, como no caso do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Pestana ponderou que não houve críticas da base aliada, mas sim colaboração acolhida pelo governo, já que a coalizão sempre foi compreensiva com os projetos. O secretário da Casa Civil declarou não temer embate com a oposição devido à criação de novos cargos ou ao impacto na folha de pagamento, que deve ser mínimo, segundo ele.

O deputado progressista Frederico Antunes ressaltou, na sessão plenária, que a Comissão de Constituição e Justiça sequer foi composta, na Assembleia Legislativa, para avaliar propostas de forma emergencial. O parlamentar afirmou que ainda tenta buscar dialogo com a Casa Civil, nesta sexta-feira.

Carlos Pestana não confirmou encontro com a oposição para sexta e disse que audiências com as bancadas adversárias só devem ocorrer na semana que vem, apos o envio das matérias, e com a presença do governador Tarso Genro.

Bookmark and Share