Governo trabalha para renovar concessão da CEEE, declara Sartori

Governo trabalha para renovar concessão da CEEE, declara Sartori

Federalização de parte da estatal não se confirmou

Correio do Povo

Sartori recebeu na manhã desta sexta-feira os ministros de Minas e Energia e da Aviação Civil

publicidade

*Com informações da repórter Karina Reif

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, recebeu na manhã desta sexta-feira os ministros de Minas e Energia e da Aviação Civil, Eduardo Braga e Eliseu Padilha, respectivamente. No encontro, marcado para as 11h, no terminal 2 do Aeroporto Salgado Filho, Sartori afirmou que está trabalhando para aprovar a renovação da concessão da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). A federalização de parte da estatal não se confirmou.

“Estamos iniciando uma série de tratativas com setor elétrico, até porque estamos ainda no TCU com pendências com relação à prorrogação da concessão das distribuidoras e a CEEE é um delas", disse Braga. No total, são 42 empresas em análise. Aqui no Rio Grande do Sul, há outras pequenas concessionarias no interior que estão na mesma situação.

"Enquanto o TCU não julgar, não temos como proceder. O grande valor agregado da CEEE é a concessão. Estamos falando de novo prazo de concessão de 30 anos que agregará valor à distribuidora da CEEE e a partir daí podemos adotar as negociações. Mas não temos nada arquitetado ou desenhado em função da decisão do TCU", concluiu o ministro.

A possibilidade da União assumir integralmente a CEEE foi adiantada nesta sexta-feira pela colunista Taline Opptiz do Correio do Povo. Assim, a empresa faria fusão com a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTE), deixando a parte de distribuição, em sua totalidade, com o governo gaúcho. Atualmente, a União administra 32% da geração e o mesmo índice de distribuição da companhia. Segundo o ministro Eduardo Braga, com a iniciativa, em 2017, os problemas de caixa da CEEE estariam sanados.

Nesta quinta-feira, Braga se reuniu, em Brasília, com o presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia, Adolfo Brito, os senadores Ana Amélia Lemos e Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará, e o deputado federal Luis Carlos Heinze. Na oportunidade, Brito entregou o projeto piloto do programa “Energia – A Qualidade que o Brasil Precisa”, de sua autoria, em parceria com a comissão. O projeto, nos moldes do “Luz para Todos”, prevê a reconstrução de redes ultrapassadas e a construção de novas, mono, bi e trifásicas, para atender ao Interior.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895