Guerra é fator de incerteza que não pode ser subestimado, diz Lira

Guerra é fator de incerteza que não pode ser subestimado, diz Lira

Presidente da Câmara acredita que conflito entre Rússia e Ucrânia vai impactar no crescimento da economia brasileira

R7

publicidade

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta sexta-feira que a invasão da Ucrânia pela Rússia "é um fator de incerteza que não pode ser subestimado" e citou alguns setores da economia brasileira que certamente serão afetados por conta do conflito no leste europeu, em especial o agronegócio.

Na avaliação de Lira, a guerra "influencia as decisões dos agentes públicos e privados em todo o mundo". Ele lamentou a disparada no preço do barril de petróleo no mercado internacional, que levou a Petrobras a reajustar o valor dos combustíveis no Brasil.

"As consequências do conflito — não subestimem — e a reação da comunidade internacional já se fazem sentir na disparada de preços de bens como o petróleo, alguns minérios, trigo, bem como na preocupação com o comércio internacional e com o abastecimento de itens essenciais, além das iminentes restrições que virão ao fornecimento de fertilizantes, tão fundamentais para o agronegócio brasileiro", afirmou o deputado.

As falas de Lira aconteceram durante um evento no Espírito Santo sobre o cenário econômico do estado. O parlamentar comentou que a economia do Brasil mostrava sinais de recuperação até a deflagração da guerra, destacando que o nível de produtividade tinha retornado ao patamar observado antes do início da pandemia da Covid-19, com o PIB (Produto Interno Bruto) crescendo 4,6% em 2021, mas alertou que o conflito na Europa pode comprometer o desenvolvimento do país.

"Quando parece que estamos saindo da tempestade [a pandemia da Covid-19], surge outro furacão. Quando surgem sinais positivos após a recessão econômica de 2020, eis que advém a guerra entre a Rússia e a Ucrânia", analisou o presidente da Câmara.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895