“Há sinal de acordo” para manter Doria candidato, diz fonte

“Há sinal de acordo” para manter Doria candidato, diz fonte

Decisão será anunciada na tarde desta quinta-feira

Christina Lemos, do R7

Decisão será anunciada na tarde desta quinta-feira

publicidade

Fonte presente às negociações em andamento neste momento no Palácio dos Bandeirantes sinaliza para a possibilidade de o governador João Doria manter a pré-candidatura ao Planalto, garantindo o acordo para que Rodrigo Garcia assuma o governo do estado e reforce a própria campanha à sucessão do tucano. “Há um sinal de acordo”, declara o interlocutor e braço direito de Doria, quanto às conversações agora mediadas pelo presidente do PSDB, Bruno Araújo.

Tanto Doria quanto Garcia têm desempenho pouco competitivo nas pesquisas de intenção de voto: o governador aparece com cerca de 2% e Garcia, com 6%.

Está prevista para as 16h uma entrevista coletiva em que Dória deve se manifestar sobre sua decisão. A eventual desistência do governador, por um lado, animou a ala que defende a candidatura de Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, para o Planalto. A confirmação de que o gaúcho se licenciaria do cargo e passaria à disputa paralela a Doria, levou o paulista a falar em “golpe” contra sua candidatura, aprovada nas prévias do PSDB.

A notícia da desistência de Doria, acompanhada das acusações do governador, que ameaça inclusive deixar o PSDB, levaram o presidente do partido a resgatar o discurso de cumpridor das regras e respeito à institucionalidade do estatuto tucano. Em nota, Araújo garantiu o cumprimento da escolha da maioria do PSDB, com o respeito ao resultado das prévias. Reforçou ainda que o partido considera ter um papel de “protagonismo” ante à “polarização política” envolvendo Bolsonaro e Lula.

Ao jogar sua última cartada para enquadrar os adversários dentro do PSDB, Doria busca um compromisso de apoio e de cumprimento das prévias – expectativas que esbarram, no entanto, na rejeição a seu nome e no seu fraco desempenho nas pesquisas. “O sentimento é de alívio, de que a pedra no caminho da terceira via foi removida”, chegou a declarar hoje integrante da ala tucana que apoia Leite, em alusão à reviravolta promovida por Doria.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895