Sites oficiais do governo de Minas Gerais foram invadidos por hackers nessa quarta-feira. Os hackers postaram um vídeo satirizando o governo de Fernando Pimentel (PT), além do ex-residente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente Dilma Rousseff e o próprio partido.
O material também citava ainda um caso envolvendo a mulher de Pimentel. Algum tempo depois do ataque, um grupo que se intitulou como "Monsters Defacers" assumiu a autoria. O governo lamentou a ação e informou que a Polícia Civil investiga o caso para tentar identificar os responsáveis.
Entre as páginas invadidas está a da Secretaria de Defesa Social, que, durante parte do dia, exibiu o vídeo com imagens de bonecos criticando e ironizando o governo petista nas esferas estadual e federal.
Na nota oficial, o governo de Minas classificou o ato como "ação criminosa" e informou que as investigações já foram iniciadas. No interior do Estado também houve relatos de ataques de hackers. Em Guaranésia, a prefeitura teve de cancelar a festa de aniversário da cidade, neste mês, após todo o sistema informatizado do município, incluindo os serviços prestados à população, ficarem fora do ar por mais de dez dias.
Os invasores pediam 3 mil dólares para liberar o sistema, valor que não foi pago. As investigações não conseguiram identificar os autores do ataque cibernético.
Hackers invadem site do governo de Minas com sátira ao PT
Executivo classificou ato como "ação criminosa" e informou que investigações já foram iniciadas