Heinze debate inclusão de novos trechos no traçado original da hidrovia da Lagoa Mirim

Heinze debate inclusão de novos trechos no traçado original da hidrovia da Lagoa Mirim

Senador vai apresentar o projeto ao Ministério dos Portos e Aeroportos nos próximos dias

Correio do Povo

publicidade

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) realizou na segunda-feira, 15, reuniões de mobilização nos municípios de Arroio Grande e Jaguarão. O foco do encontro foi a ampliação do projeto da hidrovia da Lagoa Mirim, com a inclusão do trecho de Santa Izabel, no canal de São Gonçalo, e o Rio Jaguarão no desenho original. Heinze vai apresentar o pleito ao Ministério dos Portos e Aeroportos nos próximos dias.

O diálogo foi iniciado em Arroio Grande, com a presença de autoridades locais e representantes do setor produtivo. “O ajuste no projeto pode transformar a realidade local possibilitando, por exemplo, a reativação da mina de calcário e a exploração da atividade pesqueira”, ressaltou Heinze.

Convidado pelo senador, o engenheiro, João Acácio, explicou que a expansão representa menos de 1 km de dragagem adicional. Na ocasião, prefeitos e representantes do setor produtivo sinalizaram apoio à proposta.

O evento da tarde debateu a inserção do Rio Jaguarão. De acordo com Acácio, a ligação representa entre 4 a 5 km, que devem facilitar o transporte de carga na região. A expansão, também, conta com apoio da prefeitura e de representantes do setor produtivo, que se fizeram presente.

“Por meio da hidrovia vamos conseguir baratear os custos do transporte do arroz, milho, soja, fumo e madeira, entre outros. Na prática, estamos gerando oportunidade e desenvolvimento socioeconômico”, concluiu Heinze.

O encontro realizado em Jaguarão contou, também, com a presença de representantes do governo do Uruguai e de uma associação de produtores de arroz.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895