Heloísa Helena pode apoiar Marina Silva em 2010

Heloísa Helena pode apoiar Marina Silva em 2010

Presidente do PSol pode disputar vaga no Senado nas eleições do ano que vem

Agência Estado

Heloísa Helena pode apoiar Marina Silva em 2010

publicidade

A presidente do PSOL, Heloísa Helena, cogita abrir mão de concorrer à Presidência da República para apoiar a candidatura da senadora Marina Silva (PV). A vereadora da capital alagoense pode disputar uma vaga ao Senado por seu estado em nome dessa estratégia.

A proposta foi apresentada à executiva nacional do partido pelo diretório de Alagoas depois que um dos possíveis adversários dela na disputa pelo Senado, o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), sinalizou que concorrerá ao Executivo estadual. A movimentação facilitaria a vitória de Heloísa no estado.

"Caso eu não possa ser candidata a presidente, meu candidato será Milton Temer (PSol) ou Marina Silva", afirmou Heloísa Helena à Agência Estado. O cenário daria impulso ao possível candidato a presidente Ciro Gomes (PSB) e prejudicaria a presidenciável do PT, Dilma Rousseff.

A última pesquisa de intenções de voto, da CNI/Ibope, indica que, excluindo o nome de Heloísa da simulação, Serra lidera com 35%, Ciro Gomes aparece com 17%, Dilma Rousseff soma 15% e Marina Silva, 8%. Com Aécio no lugar de Serra e sem Heloísa, Ciro lidera com 28%, seguido de Dilma com 18%, Aécio com 13% e Marina com 11%. Com ela no páreo, num cenário com Serra, Dilma, Ciro e Marina, a presidente do PSol aparece com 8%.

Além de Milton Temer, ex-petista e um dos fundadores do PSol, a sigla trabalha com a possibilidade de lançar à Presidência Plínio de Arruda Sampaio, de São Paulo, ou Martiniano Cavalcante, de Goiás. A definição sobre apoio ou candidatura própria só deve sair em dezembro, quando a legenda realiza sua Conferência Eleitoral.

Outra possibilidade para Heloísa no pleito do ano que vem é disputar uma cadeira no Senado. A tendência ganhou força em reunião do diretório alagoano no último sábado. No encontro, que reuniu mais de 100 filiados, a proposta foi aprovada por consenso.

"Ela aparece até 15 pontos porcentuais à frente do (senador) Renan Calheiros (PMDB) nas pesquisas locais de intenção de voto para o Senado. Está bem à frente dos outros possíveis candidatos, enquanto na disputa à Presidência ela fica em terceiro lugar", disse o presidente do Psol em Alagoas, Mário Agra Júnior. "A situação, matematicamente, é muito boa para Heloísa no estado."

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895