Política

Ideia de reduzir volume de dinheiro em ônibus não irá acabar com cobradores, diz Marchezan

Prefeito se manifestou por rede social e prometeu uma nova relação de Porto Alegre com EPTC

Ideia de reduzir volume de dinheiro em ônibus não irá acabar com cobradores, diz Marchezan
Ideia de reduzir volume de dinheiro em ônibus não irá acabar com cobradores, diz Marchezan Foto : Guilherme Testa / CP Memória
O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, afirmou nesta segunda-feira pelo Twitter que a proposta de reduzir o volume de dinheiro em ônibus, a fim de evitar assaltos em coletivos, não tem o objetivo de terminar com a função dos cobradores. "A ideia visa melhorar a segurança do cidadão", escreveu. Mais tarde, em entrevista à Rádio Guaíba, ele admitiu que a profissão deverá passar por modificações. "A profissão de cobrador vai ter que ter uma modernização. Terão que buscar uma nova atividade", avisou.

Além disso, Marchezan disse que a população irá ficar por dentro dos custos da passagem. "Pela primeira vez na história, a população conhecerá a planilha de custos do preço da passagem de ônibus. Seremos 100% transparentes", prometeu.

Marchezan ainda deve anunciar algumas mudanças na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), mas não detalhou o que será feito pela sua gestão. "A relação da EPTC com a sociedade precisa mudar e já está mudando. A sensação entre as partes já é outra", afirmou.    


Alvos de operações policiais nas últimas semanas, o Departamento de Esgoto Pluviais (DEP) e a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) devem ganhar atenção especial da prefeitura, segundo Marchezan. O prefeito ainda citou o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). "Faremos todos os levantamentos necessários no DEP, DMLU e Fasc e em todas as empresas da prefeitura. A única maneira de salvar a coisa pública é trabalhar com total transparência", observou. 

O prefeito ainda comentou que tem a ideia de profissionalizar o Carnaval de Porto Alegre. Marchezan relatou que um "time de profissionais" foi reunido para colocar a proposta em andamento.