Incêndio em pousada de Porto Alegre reforça necessidade de leis de prevenção mais duras, diz Pimenta

Incêndio em pousada de Porto Alegre reforça necessidade de leis de prevenção mais duras, diz Pimenta

Dez pessoas morreram após edifício pegar fogo

Correio do Povo

Ministro defende atualização da legislação para prevenir incêndios

publicidade

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, afirmou, nesta sexta-feira, em entrevista ao programa Acontecendo, da Rádio Guaíba, que o incêndio na pousada Garoa, em Porto Alegre, reforça a necessidade de uma legislação capaz de impedir episódios como o de hoje. Ao todo, dez pessoas morreram e outras nove estão hospitalizadas na Capital.

Segundo o integrante do governo Lula, há articulação de grupos da economia que dificultam a alteração das leis sobre prevenção de incêndios. "Nós temos uma legislação muito branda. Na época da tragédia da boate Kiss, em Santa Maria, presidi um grupo que foi criado com o Congresso Nacional para que nós pudéssemos atualizar a nossa legislação, mas o poder econômico, as influências, acabam tendo às vezes uma voz mais alta que impede mudanças", destacou.

Pimenta enfatiza que o incêndio ocorrido hoje em Porto Alegre não é uma exceção no Brasil. "Se nós formos olhar, boa parte dos estabelecimentos, em tudo quanto é cidade, não têm alvará, não têm plano de prevenção", pontuou. O ministro também se solidarizou com as vítimas da pousada.

A causa do incêndio ainda deverá ser apurada por integrantes dos Bombeiros e pela Polícia Civil. Quem participou do combate às chamas acredita que um isqueiro ou um fósforo pode ter iniciado as chamas.

Conforme o relato dos Bombeiros à Record TV, a pousada não tinha Plano de Prevenção contra Incêndio (PPCI) e o local seria irregular. Segundo a corporação, o prédio possui quatro pavimentos. Dois corpos das vítimas estavam no primeiro pavimento, cinco no segundo e três no terceiro. Não foram localizadas vítimas no último andar.

Veja Também


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895