Itália convoca embaixador no Brasil depois da libertação de Battisti

Itália convoca embaixador no Brasil depois da libertação de Battisti

Governo italiano pedia a extradição do ex-ativista para a Europa

AFP

publicidade

A Itália convocou para consultas seu embaixador no Brasil, Gherardo La Francesca, depois da decisão da Justiça brasileira de libertar o ex-ativista Cesare Battisti, anunciou nesta sexta-feira a chancelaria italiana. Roma pede a extradição dele por quatro supostos assassinatos e cumplicidade em homicídio.

Essa medida foi tomada para aprofundar a aplicação de acordos bilaterais, segundo o governo italiano. A Itália manifestou, nessa quinta-feira, indignação e revolta com a decisão do Brasil e anunciou que apresentará um recurso à Corte Internacional de Justiça de Haia.

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, expressou "grande desgosto" com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) a favor da libertação de Battisti. "Não se leva em consideração a expectativa legítima de que se faça justiça, em particular para as famílias das vítimas de Battisti", lamentou em um comunicado oficial.

A Itália exigia a extradição de Battisti para que cumprisse a condenação à prisão perpétua no país, por suposta participação em assassinatos cometidos na década de 70, nos chamados "anos de chumbo", quando era integrante de um grupo armado de ultraesquerda. O “caso Battisti” se arrastava nos tribunais brasileiros desde que o italiano foi detido no Rio de Janeiro em março de 2007.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895