Por meio de nota, o ministro das Relações Exteriores, José Serra, criticou a prisão do jornalista chileno Braulio Jatar pelo governo venezuelano, ocorrida no último sábado.
"Estamos muito preocupados com a multiplicação recente de detenções arbitrárias na Venezuela, como a do jornalista chileno Braulio Jatar, ocorridas à revelia do devido processo legal e em claro desrespeito a liberdades e garantias fundamentais", afirmou o ministro. "Esse é um desdobramento que dificulta ainda mais o diálogo entre governo e oposição, indispensável para a superação da dramática crise política, econômica, social e humanitária que afeta a Venezuela."
De acordo com fontes extraoficiais, o jornalista, que tem cidadania venezuelana e chilena e atua na Venezuela, foi detido na sequência de um incidente ocorrido na Ilha Margarita. Na sexta-feira, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, foi visitar um bairro popular chamado Villarosa, mas acabou cercado por manifestantes contrários a seu governo e deixou o local.
O jornal eletrônico de Jatar, chamado "Reporte Confidencial", teria sido um dos primeiros veículos de imprensa a divulgar vídeo do episódio. Jatar teria sido detido pelo Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin), junto com mais três dezenas de pessoas, em sequência ao ocorrido.
A prisão gerou uma crise diplomática. No domingo, a chancelaria chilena divulgou nota exigindo saber o paradeiro de Jatar, que teria sido removido da prisão da Ilha Margarita para um local desconhecido. Em resposta, a chancelaria venezuelana divulgou nesta segunda-feira, uma nota classificando a manifestação do Chile como "ingerência inadmissível", baseada em "falsos pressupostos" e fruto de "falta de recato diplomático".
Segundo Caracas, Jatar é um cidadão nacional e foi detido porque cometeu "delitos graves tipificados na legislação criminal venezuelana." O governo brasileiro tem defendido que a solução para a crise na Venezuela deve ser buscada com diálogo entre governo e a oposição. Serra já deu diversas declarações a favor da realização do referendo revogatório, um instrumento previsto na constituição venezuelana que permite retirar o presidente do poder antes do encerramento de seu mandato, mediante consulta popular.
José Serra critica prisão de jornalista chileno na Venezuela
Profissional foi detido após sequência de incidentes ocorrido na Ilha Margarita