Política

Justiça bloqueia contas de João Santana e demais investigados

Nova etapa da Operação Lava Jato teve oito mandados de prisão decretados

Justiça determina bloqueio de contas de João Santana e demais investigados
Justiça determina bloqueio de contas de João Santana e demais investigados Foto : Cristina Índio do Brasil / Agência Brasil / CP
 O juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, determinou  nesta segunda-feira o bloqueio das contas pessoais e das empresas do publicitário de João Santana e de sua mulher, Mônica Moura. O bloqueio foi solicitado pelo Ministério Público Federal (MPF) e atinge as contas das empresas Santana & Associados Marketing e Propaganda LTDA e a Polis Propaganda e Marketing LTDA.

As contas do engenheiro Zwi Skornicki, representante oficial no Brasil do Estaleiro Keppel Fels, e do funcionário da empreiteira Odebrecht Fernando Migliaccio também foram bloqueadas. Todos os investigados citados tiveram prisão decretada na nova etapa da Operação Lava Jato, deflagrada nesta segunda.

De acordo com a decisão, as instituições bancárias devem bloquear até R$ 25 milhões, valor que eventualmente está depositado nas contas. O valor do bloqueio é padrão e não significa que os investigados tenham a quantia depositada. Os investigadores suspeitam que Santana e sua mulher receberam 3 milhões de dólares, que teriam sido pagos por meio de empresas offshores controladas pela Odebrecht.

A empresa Odebrecht, alvo de investigação da Operação Lava Jato, confirmou nesta segunda-feira, por meio de nota, que agentes da Polícia Federal realizam ações nos escritórios da companhia em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, visando ao cumprimento de mandados de busca e apreensão. Informou ainda que “está à disposição das autoridades para colaborar com a operação em andamento”.

A defesa do publicitário João Santana e de Mônica Moura informou ao juiz federal Sérgio Moro que eles vão se entregar à Polícia Federal assim que desembarcarem no Brasil. Eles estão na República Dominicana e devem chegar nas próximas horas.