Justiça determina Gentili a retirar da Internet vídeo que ofende Maria do Rosário

Justiça determina Gentili a retirar da Internet vídeo que ofende Maria do Rosário

Desembargador afirma que conteúdo é de natureza misógina e representa agressão despropositada

Lucas Rivas / Rádio Guaíba

Desembargador afirma que conteúdo é de natureza misógina e representa agressão despropositada

publicidade

Uma liminar do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) determinou, na última quarta-feira, a retirada imediata do vídeo veiculado no Twitter, YouTube e Facebook em que o apresentador de TV Danilo Gentili ofende a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS). Segundo o desembargador, Túlio de Oliveira Martins, que relatou o caso, “o vídeo veiculado é de natureza misógina, representando agressão despropositada a uma parlamentar e às instituições, materializando-se virtualmente em crime”.

O relator, que acatou o recurso da defesa da deputada, o conteúdo do suposto vídeo humorístico “não é notícia, nem informação, nem opinião, nem crítica, nem humor, mas apenas agressão absolutamente grosseira marcada por prepotência e comportamento chulo e inconsequente”.

A decisão prevê, ainda, multa diária de R$ 500, a partir da notificação, em caso de descumprimento, sem limite máximo. O julgamento pelo dano moral deve ocorrer em breve.

Após a decisão judicial, a deputada ressaltou a importância de ter ingressado com o recurso. “É impossível aceitarmos o desrespeito e a humilhação contra qualquer ser humano”, frisou. Maria do Rosário também disse que a liminar é uma vitória das mulheres que defendem uma “sociedade livre do ódio” e do preconceito.

No início da semana, Gentili publicou um vídeo em resposta a uma notificação extrajudicial em nome da deputada. Ao ironizar a parlamentar, Gentili rasga os documentos e os coloca dentro da cueca. Em seguida, repõe os pedaços de papel no mesmo envelope, vai a uma agência dos Correios e remete a carta de volta. “Sendo assim, Maria do Rosário, chegando a minha cartinha, abre ela, tira o conteúdo, sinta aquele cheirinho do meu saco”, publicou. No início da postagem, ele ainda marca, com os dedos, a palavra “deputada”, deixando à mostra apenas as duas sílabas do meio.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895