A Justiça suspendeu, nesta sexta-feira, o aumento salarial para os vereadores de Gravataí, na região Metropolitana, aprovado pela Câmara Municipal no dia 21 de julho. A ação questionando o reajuste havia sido movida pelo diretório municipal do PDT, através de ação popular. A juíza Marluce da Rosa Alves acatou o pedido e suspendeu o aumento de 8,34% nos salários, que hoje são de R$ 9,5 mil.
O presidente do PDT de Gravataí, Cláudio Ávila, alegou que o projeto, além de ilegal, é imoral. ”Eles têm que estar na Câmara terças e quintas, às 17h. Quem quiser incrementar sua renda tem perfeitamente condições de procurar um emprego fora desse horário”, disse. Ele lembrou ainda que o aumento teve como justificativa a reposição inflacionária referente a 2014 e 2015, o que só é permitido se for aplicado 180 dias antes das eleições municipais.
A juíza também questionou o curto período de tramitação. O projeto de aumento salarial dos vereadores foi protocolado no dia 18 e aprovado na sessão do dia 21. “Alguns projetos, às vezes, levam meses. Mas esse não. Em 24 horas estava tudo resolvido”, avaliou Ávila.
Justiça suspende aumento do salário dos vereadores de Gravataí
Juíza questionou período curto de três dias para tramitação do reajuste de 8,34%