O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, disse neste sábado, em Porto Alegre, que o partido poderá apresentar chapa pura na eleição para a presidência da República neste ano. Ele também considerou que, caso seja essa a opção, há a alternativa de a chapa ser composta por dois dos três governadores que hoje se apresentam como pré-candidatos à sucessão de Lula: Eduardo Leite, do RS, Ratinho Júnior, do Paraná, e Ronaldo Caiado, de Goiás. A decisão sobre qual deles será o candidato do PSD na corrida nacional será anunciada nos próximos dias, e Ratinho Júnior é apontado como o mais cotado.
"Primeiro, vamos definir o candidato a presidente, para depois pensar no vice. Mas não temos nenhuma conversa com nenhum partido e é possível a chapa pura", adiantou Kassab. As declarações do dirigente foram feitas durante sua participação no ato coletivo de filiação partidária de novos quadros ao PSD gaúcho, que lotou o auditório da sede da Fecomércio no bairro Anchieta.
Kassab negou que a definição do nome seja uma escolha pessoal sua, assinalando que ela leva em conta uma avaliação política ampla. Elencou, entre os fatores que compõem essa avaliação, além do desempenho em sondagens eleitorais, as perspectivas de desempenho, os adversários, as experiências anteriores, o eleitorado e as propostas específicas dos pretendentes, e sua capacidade de atingir campos adversários. “É política com P maiúsculo”, argumentou.
Questionado sobre se Leite deve ser candidato ao Senado caso não fique com a vaga presidencial, o dirigente respondeu não querer comentar, antes da definição oficial, sobre outras possibilidades para o gaúcho. “Se eu falar de qualquer outra hipótese agora, parece que ele não será. E ele tem todas as condições de ser”, desconversou.
Durante todo o evento, o dirigente nacional recebeu sucessivos apelos de partidários e aliados gaúchos para que a escolha do candidato presidencial recaia sobre Leite. Em afago ao governador, Kassab disse ter certeza de que ele será presidente da República, mas fez uma ressalva. “Nos permita avaliar se esta é a melhor oportunidade, ou se ficará para a frente.” Leite, no discurso de encerramento do ato, mais uma vez externou sua grande vontade de ingressar na disputa presidencial. “Se me deixarem ter a bola no pé, eu entro em campo dando o sangue”, falou.
Presente ao encontro, o vice-governador e pré-candidato do MDB ao Palácio Piratini, Gabriel Souza, engrossou o coro em favor da candidatura de Leite à presidência. Ele também adiantou que, caso isso não ocorra, da mesma forma o MDB vai apoiar o nome do PSD na disputa nacional. “Queremos dar reciprocidade a este apoio que o PSD está nos dando aqui no RS”, explicou.
PSD amplia tanto bancada federal quanto estadual
Dois deputados federais gaúchos e quatro estaduais aproveitaram o período da janela partidária para migrar oficialmente para o PSD neste sábado. Assinaram ficha no partido os federais Heitor Schuch, que saiu do PSB, e Lucas Redecker, que deixou o PSDB. Entre os estaduais, trocaram o PSDB pelo PSD os parlamentares Nadine Anflor, Neri Pereira Júnior e Pedro Pereira. E Elton Weber deixou o PSB.
Com as mudanças, tanto o PSDB quanto o PSB ficam sem deputados estaduais. O PSB gaúcho também deixou de ter representante na Câmara dos Deputados. Já o PSD aumenta para cinco seu número de parlamentares no Legislativo estadual. E para três no Legislativo federal.
Quem também assinou ficha neste sábado no PSD foi o atual presidente da Fase e ex-presidente do PSB gaúcho, José Stédile. O partido de Kassab filiou ao todo, no ato, 26 novos quadros, entre eles cinco prefeitos e oito vices.
As aguardadas filiações dos deputados estaduais do PP Ernani Polo e Frederico Antunes, contudo, não aconteceram. Ernani é o mais cotado para, após trocar de partido, ocupar a vaga de vice na chapa encabeçada pelo vice-governador Gabriel Souza (MDB) na disputa pela sucessão de Eduardo Leite (PSD). Tanto ele quanto Frederico, que é líder do governo na Assembleia, discordam do caminho adotado pelo PP na corrida estadual. Apesar de ter se constituído em uma das maiores forças da base de Leite, o partido optou recentemente por sair do governo e apoiar o pré-candidato do PL, o deputado federal Luciano Zucco, na eleição para o governo do RS.