O líder do PT na Câmara dos Deputados, Sibá Machado (AC), negou que haja orientação do governo para blindar o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e disse que a oposição não vai colocar essa responsabilidade sobre os petistas. "Essa conta é dos tucanos. Eles é que têm que pagar. Não venham colocar problemas sob nossa responsabilidade. Não estamos aqui para alimentar firula política, como é o caso do impeachment", rebateu Sibá.
Segundo o líder, a preocupação da bancada é garantir a aprovação das matérias de interesse do governo, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2016, a revisão da meta fiscal de 2015 e concluir a votação do projeto de repatriação de recursos não declarados no exterior no Congresso.
Para o petista, a posição do PSDB é dúbia, uma vez que os oposicionistas sempre se beneficiaram da aliança informal com o peemedebista. Apesar de reiterar que não há orientação do governo sobre a atuação dos três petistas no Conselho de Ética, que julga processo disciplinar contra Cunha, Sibá admitiu que haverá uma reunião com o ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, e que este assunto pode vir à pauta. O líder, no entanto, destacou que reuniões desse tipo acontecem todas as segundas-feiras, no final do dia.
O deputado petista afirmou que não foi informado ainda sobre nenhuma reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner.
Líder petista nega acordo para blindar Cunha e diz que "essa conta" é do PSDB
Segundo Sibá Machado, preocupação da bancada é garantir aprovação das matérias de interesse do governo