Leite: reforma tributária traz avanços para atrair novos investimentos ao RS

Leite: reforma tributária traz avanços para atrair novos investimentos ao RS

Governador esteve em reunião com o presidente do Senado para saber como será a tramitação do texto

Correio do Povo e Rádio Guaíba

publicidade

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou nesta quinta-feira em entrevista ao programa Agora, da Rádio Guaíba, que a reforma tributária da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem problemas a serem debatidos, mas traz avanços importantes para tirar a complexidade do sistema atual operante no país. Na avaliação do chefe do Executivo estadual, a tributação nos moldes de hoje é muito cheia de variantes e tira a competividade econômica dos estados, dificultando a atração de novos investimentos. 

A reforma tributária é uma das principais pautas da equipe econômica do governo federal. Ela já foi aprovada pela Câmara e precisa ser analisada ainda pelo Senado. Como há previsão de que o texto seja alterado pelos senadores, o relator, senador Eduardo Braga (MDB-AM), estimou que o tema deve se arrastar no parlamento até o final deste ano.  

Leite afirma que no momento trabalha para que os interesses do Rio Grande do Sul possam ser defendidos em relação ao novo sistema de tributação em discussão. "(O governo apoia) uma governança, um conselho federativo, e um fundo de desenvolvimento regional (para implementação da reforma). Ainda ontem estive com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para saber como será a tramitação para podermos nos mobilizar", afirmou. 

Nessa quarta-feira, Leite também esteve reunido com ministros do governo federal. O governador apresentou ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, uma relação de 30 obras consideradas prioritárias em diversas áreas. Entre elas, a conclusão da duplicação da BR 116, entre Guaíba e Pelotas, a duplicação da BR 290, entre Eldorado do Sul e Pantano Grande, a conclusão da nova ponte do Guaíba e a extensão da BR 448 até Portão. A divulgação da relação final das obras contempladas pelos recursos do PAC será feita na próxima semana, em cerimônia no Rio de Janeiro.

À ministra do Planejamento, Simone Tebet, o governador entregou, além das demandas locais, a relação de prioridades dos estados que compõem o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul - Codesul (RS, SC, PR e MS). 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895