Leite responde Melo sobre integração do transporte metropolitano: "A gente vai ter que construir"

Leite responde Melo sobre integração do transporte metropolitano: "A gente vai ter que construir"

Governador comentou declaração do prefeito da Capital sobre falta de iniciativa do Estado para garantir integração no transporte

Kyane Sutelo

Governador Eduardo Leite, durante cerimônia de encerramento do South Summit 2023.

publicidade

O Governador Eduardo Leite afirmou que a integração do transporte metropolitano com o da Capital pode se tornar realidade em breve, em sua avaliação. “Agora acho que temos as condições políticas adequadas e o tempo para poder construir a integração do transporte como a gente deseja”, afirmou Leite ao Correio do Povo. A declaração foi dada após a cerimônia de encerramento da South Summit 2023, no Cais Mauá, em resposta à manifestação de Melo, de que faltava uma iniciativa efetiva do governo gaúcho para realizar a integração.

Durante o anúncio do Plano de Ação Climática de Porto Alegre, realizado no início da tarde, no evento, o prefeito de Porto Alegre classificou como "burrice" o transporte metropolitano não ser integrado ao da Capital e atribuiu a demora ao governo do Estado. “Por parte da prefeitura de Porto Alegre, nós estamos nesse grupo para fazer a coisa acontecer. Mas tem que haver um comando político para dar um prazo para os empresários se integrarem”, declarou Melo.

Segundo o governador, a demora em ampliar o debate sobre o assunto se deu em função da pandemia de Covid-19. Leite afirmou que são muitas variáveis a serem avaliadas no processo, entre elas: transporte municipal, transporte estadual, Trensurb, que é operação federal, mas é uma concessão do Estado. “A gente vai ter que construir e costurar tudo isso”, analisou o chefe do Executivo Estadual.

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) assinou um termo de cooperação com a Metroplan, na quinta-feira, para fazer um estudo do transporte metropolitano, para avaliar a possibilidade de integração. O prefeito da Capital avaliou que o levantamento é importante, mas disse que é preciso colocar a ideia em prática o mais rápido possível.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895