Lula aponta Bolsonaro por invasões à Brasília: "Isso também é da responsabilidade dele"

Lula aponta Bolsonaro por invasões à Brasília: "Isso também é da responsabilidade dele"

Presidente enfatizou que governo vai descobrir e responsabilizar todos os financiadores de atos golpistas

AE

publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva  (PT) responsabilizou o ex-presidente Jair Bolsonaro diretamente, durante o anúncio do decreto de intervenção federal, em Brasília. "Todo mundo sabe e têm vários discursos do ex-presidente da República estimulando isso. Ele estimulou invasão da Suprema Corte, só não estimulou do Palácio porque ele estava lá dentro. Mas ele estimulou a invasão dos três poderes sempre que ele pôde, e isso também é da responsabilidade dele", reiterou.

Lula falou que os partidos que sustentam o ex-presidente também tem culpa e prometeu uma investigação robusta e rápida.   Lula afirmou que irá descobrir quem são os financiadores dos atos antidemocráticos que ocorrem em Brasília e que pagarão "com força da lei". Como classificou, os atos são antidemocráticos e irresponsáveis.

"Quem fez isso será encontrado e punido. A democracia garante o direito de livre expressão, mas também exige que as pessoas respeitem as instituições. Não tem precedente na história do país o que fizeram hoje. Por isso devem ser punidos", disse o presidente, em pronunciamento nesta tarde, em Araraquara (SP). "Vamos descobrir quem são os financiadores de quem foi a Brasília hoje, e todos eles pagarão com a força da lei", declarou.

Ainda nem seu pronunciamento Lula falou que a democracia garante a liberdade de expressão, mas também exige que as instituições sejam respeitadas. "Esses vândalos, que a gente poderia chamar de nazistas fanáticos, stalinistas fanáticos, ou melhor, stalinistas não, fascistas fanáticos, fizeram o que nunca foi feito na história desse País. "O presidente cita que a esquerda já foi torturada e morta, mas "nunca vocês viram alguma notícia de algum partido de esquerda, algum movimento de esquerda, invadir Congresso, a Suprema Corte, o Palácio do Planalto". "Não tem precedente na história do país o que essa gente fez."

Incompetência da segurança do DF

O presidente também afirmou que houve "incompetência, má vontade ou má-fé" dos responsáveis pela segurança pública no Distrito Federal em virtude da invasão e depredação da sede dos Três Poderes, em Brasília, por grupos radicais que apoiam o ex-presidente Jair Bolsonaro. Após os atos, o governador do DF, Ibaneis Rocha, exonerou à tarde o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, que era ministro da Justiça de Bolsonaro. "Vândalos invadiram, quebraram muitas coisas. Quem tem que fazer a segurança do DF é a PMDF, que não fez", disse Lula, em seu primeiro pronunciamento oficial após a invasão da sede dos Três Poderes, em que determinou intervenção federal no DF.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895