Política

Lula diz não estar pensando em troca de ministros do governo: “Time está ganhando”

Governo é composto por 38 ministérios

Lula defende manutenção ministerial
Lula defende manutenção ministerial Foto : Ricardo Stuckert / PR / CP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não está pensando em fazer uma reforma ministerial no momento, durante reunião do alto escalão do governo federal no Palácio do Planalto, na manhã desta quinta-feira, 8. O petista se disse "muito satisfeito" com os ministros de atualmente e afirmou que "o time está ganhando".

"Estou muito satisfeito com o trabalho até agora. Vocês veem que a imprensa não discute mais se vai trocar ministério. Não existe esse problema porque todo mundo agora sabe que quem troca sou eu", disse.

Lula acrescentou: "Como fui eu que indiquei, se eu tiver que trocar alguém, eu vou trocar. E quero dizer a vocês: não estou pensando nisso. Em time que está ganhando, a gente não mexe".

Na sequência, Lula disse querer uma "vitória robusta" a partir do trabalho dos ministros atuais. "A gente continua o jogo para a gente terminar com a vitória robusta, absoluta, muito melhor, mas muito melhor do que aquilo que já fizemos até agora", afirmou.

É a segunda vez que ocorre uma reunião ministerial no Palácio do Planalto em 2024. O encontro com os 38 ministros nesta quinta-feira tem como objetivo organizar a atuação de sua equipe nas eleições municipais e cobrar o andamento de projetos do governo.

Veja Também

Números da economia

Lula afirmou que os números da economia estão "positivos" e que, em outros governos, não havia tanta "razão" para otimismo como agora. A declaração ocorreu durante reunião ministerial no Palácio do Planalto. Na ocasião, Lula citou conversas com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

"Eu tenho conversado com o companheiro Haddad, eu tenho conversado com outros companheiros, e eu tenho dito que eu não acredito que, em algum momento, na história do País, a gente tivesse razão de estar tão otimista como a gente está agora", declarou Lula.

O presidente continuou: "Primeiro, porque eu acredito no que nós estamos fazendo. Segundo, eu acredito que os nossos números até agora são todos positivos, apesar da perspectiva de uma crise internacional que o dólar vem causando no mundo inteiro."

Na sequência, Lula disse que o governo tem se mantido em uma situação boa e que a inflação está "equilibrada". "A gente se mantém em uma situação boa, o emprego está crescendo, o salário está crescendo, a massa salarial está crescendo, o emprego está caindo, e a inflação está totalmente equilibrada. Esse é um dado muito importante", declarou.

O presidente da República também disse saber que "quanto mais baixa, melhor" a inflação. "O que interessa é inflação baixa, a economia crescendo, o salário crescendo, e a educação melhorando", afirmou.

Durante o encontro, Lula saudou a presença do presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, a quem chamou de "altamente preparado".

"Eu pedi para vir o IBGE nesta reunião porque é importante que o governo saiba como é que está o IBGE", afirmou o presidente da República. "A gente precisa dar condições para fazer muito mais ".

Lula prosseguiu: "Eu aproveitei que o companheiro Márcio Pochmann está na presidência do IBGE e que é um companheiro altamente competente, altamente preparado, altamente sério e respeitado, não apenas na questão da academia, mas respeitado junto à política, para ele fazer uma pequena exposição para nós", declarou.

O mercado financeiro, no entanto, tem reservas em relação a Pochmann. É a segunda vez que ocorre uma reunião ministerial no Palácio do Planalto em 2024. O encontro de Lula com os ministros tem como objetivo organizar a atuação de sua equipe nas eleições municipais e cobrar o andamento de projetos do governo.