Lula exalta brasileiros que "valorizam a democracia" em manifestações

Lula exalta brasileiros que "valorizam a democracia" em manifestações

Ex-presidente enfatizou que impeachmente de Dilma não tem base legal

Agência Brasil

Ex-presidente enfatizou que impeachmente de Dilma não tem base legal

publicidade

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva exaltou, em vídeo publicado nesta quinta-feira pelo Instituto Lula, os brasileiros que estão nas ruas para mostrar que "valorizam a democracia" Ele enfatizou que o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff não tem base legal.

"De um lado estão aqueles que querem atropelar a democracia aprovando um impeachment sem base legal. A presidente Dilma não cometeu nenhum crime de responsabilidade, e impeachment sem base legal é golpe", afirmou o ex-presidente. "Do outro lado, estão os que acreditam na democracia e a defendem de corpo e alma nas ruas, nas escolas, no trabalho, nas redes sociais, nas igrejas", comentou.

Apesar de estar em São Paulo, Lula não vai participar de nenhum dos atos contra o impeachment de Dilma que ocorrem no país, segundo o instituto. Mais cedo, havia a expectativa de que ele fizesse um discurso em frente ao Congresso Nacional, o que foi descartado. Nomeado ministro-chefe da Casa Civil por Dilma, até agora ele não conseguiu exercer a função efetivamente, após o ministro Gilmar Mendes aceitar ação contra a posse no Supremo Tribunal Federal.

Manifestações em 25 Estados e no Distrito Federal protestam contra o impeachment, com cartazes "em defesa democracia". Em Porto Alegre, uma multidão se reuniu na Esquina Democrática, Centro Histórico. De acordo com a organização, são cerca de 60 mil, a Brigada Militar estimou 8 mil no começo da manifestação, mas deve atualizar os números ao longo da noite.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895