O presidente Luiz Inácio da Silva fará neste sábado, às 8h, um check-up anual no Instituto do Coração em São Paulo (InCor). Os procedimentos devem durar em média três horas. As informações são de assessores do presidente. Lula passou bem a noite bem. Além disso, na tarde desta sexta-feira, o médico da Presidência, Cleber Ferreira, visita Lula em seu apartamento em São Bernardo do Campo, quando medirá a pressão arterial do presidente e fará uma avaliação geral do estado de saúde.
No Blog do Planalto, da Presidência da República, uma mensagem postada às 19h58 de quinta-feira, afirmava que Lula já se mostrava mais disposto e "bem-humorado". Por orientação médica, de acordo com o texto, o presidente dormiu boa parte do dia e no fim da tarde já tinha a pressão estabilizada em 11 por 8, conforme contatou Cleber Ferreira. Lula fica em São Bernardo até este domingo, dia 31, e retoma agenda de trabalho na segunda-feira.
Na madrugada de quarta para quinta, o presidente teve uma crise de pressão alta e teve que ser levado às pressas a um hospital em Recife, em Pernambuco. Sua pressão chegou a ficar 18 por 12, quando o normal para ele é de 11 por 8. O presidente estava no avião pronto para embarcar para Davos, onde participaria do Fórum Econômico Mundial, mas foi impedido de viajar pelo médico da Presidência.
Segundo fontes do Planalto, o presidente Lula passou toda a quarta-feira com dor de garganta. Chegou inclusive a brincar, durante evento na cidade de Paulista, em Pernambuco, que não queria ser o primeiro a estrear a Unidade de Pronto Atendimento que havia acabado de inaugurar. Lula tinha a aparência cansada por conta da agenda puxada dos últimos dias. Nesta semana ele participou de eventos em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Rio Grande do Sul e Pernambuco.
Lula fará exames neste sábado no InCor em São Paulo
Presidente passou a noite bem, segundo assessoria do Planalto