Lula parabeniza Charles III por coroação e afirma que quer aprofundar relações com Reino Unido

Lula parabeniza Charles III por coroação e afirma que quer aprofundar relações com Reino Unido

Para presidente brasileiro, comércio com o país está muito aquém do ideal

Correio do Povo e AFP

publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou o rei Charles III e a rainha Camilla pela coroação em Londres, no Reino Unido, neste sábado. Segundo o chefe de Estado brasileiro, a cerimônia foi interessante, e o mandatário ressalta que sua visita ao país tem a intenção de aprofundar as relações comerciais da nação com o Brasil.

Para Lula, o comércio com o Reino Unido está muito aquém do ideal e será criado um grupo de trabalho para discutir o que cada um dos países têm a oferecer economicamente. "Chegamos a ter um fluxo comercial entre Brasil e Reino Unido de 8,6 bilhões de dólares. Hoje não chegamos a 6 bilhões. Além de vir para a coroação, vim conversar com o primeiro-ministro (Rishi Sunak), para retomarmos as negociações", afirmou. 

Em seu discurso, Lula afirmou também que Charles III pediu diretamente a ele para aumentar os cuidados com a Amazônia. "Respondi que precisamos de ajuda, e recursos", enfatizou. "Uma boa novidade é que o primeiro-ministro do Reino Unido também anunciou investimentos no Fundo Amazônia. Vamos ter uma COP agora nos Emirados Árabes, e estou pleiteando que a COP 30 seja no Brasil, no coração da Amazônia", acrescentou.

A coroação

O rei Charles III e a rainha Camilla, ao lado de vários integrantes da família real britânica, apareceram na sacada do Palácio de Buckingham, neste sábado, para acenar para os súditos neste sábado, após a cerimônia de coroação no Reino Unido. 

Com suas coroas e trajes cerimoniais, os reis foram acompanhados pelo herdeiro do trono, William, e sua esposa, Kate. O príncipe Harry, filho mais novo de Charles III, e Andrew, irmão do monarca, ambos afastados da família real, não estavam presentes. Em virtude do mau tempo em Londres, o cerimonial foi reduzido e o show aéreo foi menor do que o planejado. Uma chuva caiu sobre a capital britânica durante toda a manhã. 

Na imponente Abadia de Westminster, no centro de Londres, o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, líder espiritual da Igreja da Inglaterra, colocou na cabeça do monarca de 74 anos a coroa de Santo Eduardo, que não era utilizada desde a coroação, em 1953, de sua mãe, que faleceu em setembro do ano passado.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895