Após a cerimônia de abertura das obras, o presidente deve se dirigir para Porto Alegre, onde embarcará para Brasília. Tarso deve acompanhá-lo para participar, durante a noite, de um jantar de despedida no Palácio do Planalto.
A obra simboliza a conclusão da duplicação da BR 101, iniciada em 2005, e deverá encurtar em 11 quilômetros o percurso entre Osório e Torres - atualmente de 99,5 quilômetros. No trecho gaúcho, a duplicação está praticamente terminada, faltando o ponto onde está localizada a ponte sobre o rio Três Forquilhas, no km 40, entre Terra de Areia e Três Cachoeiras.
Segundo o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Vladimir Casa, a finalização deverá ocorrer em janeiro. "O que se tem agora é o serviço braçal, que demanda tempo. Não há dificuldades técnicas", disse. Para 2011, restarão os acabamentos em vias laterais.
Casa lembrou que, desde o início das obras, em 2005, até o começo de 2008, o projeto enfrentou dificuldades, especialmente nas questões técnica e ambiental. Os limites de velocidade serão de 100 km/h nas áreas rurais e de 80 km/h nas urbanas e nos túneis. De acordo com Casa, o Dnit estuda o tipo de controlador de velocidade que irá utilizar.
Segundo o coordenador-geral de Construção Rodoviária/Dnit, Luis Munhoz, uma empresa irá operar o Serviço de Atendimento ao Usuário no próximo semestre. Será aberta licitação para contratação da companhia que fará o controle definitivo. "Não haverá cobrança de pedágio no momento."