Lula relata recusa de convite de Putin para Fórum Econômico na Rússia

Lula relata recusa de convite de Putin para Fórum Econômico na Rússia

Presidente reiterou disposição do Brasil por conversa de paz sobre a Guerra na Ucrânia

Correio do Povo

publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que recusou um convite para ir ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, na Rússia. Segundo ele, houve um contato com o colega russo, Vladimir Putin. 

"Conversei agora por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Agradeci a um convite para ir ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, e respondi que não posso ir a Rússia nesse momento, mas reiterei a disposição do Brasil, junto com a Índia, Indonésia e China, de conversar com ambos os lados do conflito em busca da paz", escreveu Lula em seu perfil no Twitter. 

 

Ontem, Lula afirmou que conversou por telefone com o presidente da China, Xi Jinping. A conversa ocorreu no dia anterior e abrangeu diferentes temas, incluindo reunião dos Brics, bloco econômico integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e também sobre a situação da guerra na Ucrânia.

“Ontem conversei por telefone com o Presidente da China, Xi Jinping. Falamos sobre a conjuntura global, a necessidade da paz na Ucrânia, a participação dos nossos países na cúpula dos Brics em agosto. E sobre nossa parceria estratégica em âmbito bilateral”, escreveu Lula em rede social.

A conversa ocorre pouco mais de um mês após o encontro bilateral entre os dois presidentes em Pequim, e dias após Lula retornar de viagem ao Japão, onde participou do segmento de engajamento externo da Cúpula do G7, grupo formado pelos sete países mais industrializados do mundo (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido).


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895