Política

Mais da metade dos mesários gaúchos são voluntários

Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul contará com 56.555 colaboradores

A Justiça Eleitoral gaúcha contará com 106.386 mesários que atuarão nas 27.060 seções eleitorais de todo o Estado. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, em 2014 mais da metade dos mesários se apresentaram espontaneamente para o exercício da função. Serão 56.555 voluntários. Eles vão auxiliar o processo de votação de 8,3 milhões de gaúchos em 497 municípios.

No Brasil, as eleições que ocorrerão neste domingo terão a colaboração de 1,3 milhão de voluntários, de um total de 2,4 milhões de mesários já escolhidos para trabalhar. O número de alistamentos espontâneos, em 2014, é quase três vezes maior do que o das últimas eleições gerais, em 2010, quando 404,7 mil mesários trabalharam voluntariamente. O total foi 2,1 milhões de pessoas.

O aumento no número de pessoas dispostas a trabalhar espontaneamente nas eleições é resultado de um programa de incentivos da Justiça Eleitoral, que começou em 2004. Os voluntários puderam se inscrever nos cartórios eleitorais ou preencheram cadastro nos sites dos tribunais regionais eleitorais ou do Tribunal Superior Eleitoral. Os cidadãos que estão em situação regular com a Justiça Eleitoral e têm nível superior tiveram preferência na seleção.

Os mesários são responsáveis por organizar a seção eleitoral, identificar os eleitores, autorizá-los a votar, operar a urna eletrônica, processar justificativas e conduzir os trabalhos de votação. Eles não podem usar camisetas, bótons ou qualquer identificação de partidos ou candidatos no dia da eleição.


Bookmark and Share