Política

Manifestação em apoio a Dilma percorre ruas centrais e Moinhos de Vento

Multidão fez maior caminhada até aqui denunciando "golpe" no processo de impeachment

Multidão fez maior caminhada até aqui denunciando "golpe" no processo de impeachment
Multidão fez maior caminhada até aqui denunciando "golpe" no processo de impeachment Foto : Fabiano do Amaral
O ato de apoio à presidente Dilma Rousseff, após contar com a presença e discurso da mandatária afastada na noite desta sexta-feira, percorreu grande parte da área central e o bairro Moinhos de Vento. A caminhada durou quase quatro horas, transcorrendo sempre de forma pacífica, e se encerrou no Largo Zumbi dos Palmares. Os cantos de "Fora Temer" se alternaram com pedidos para o retorno de Dilma, classificando o atual processo de impeachment que corre no Congresso como golpe.

Antes do grupo começar a marchar em protesto, a presidente não poupou criticas ao atual governo interino de Michel Temer. "Nós não queremos que haja retrocesso. Nós não queremos que um governo provisório e interino destrua todas as conquistas que tivemos que na área de educação, além das cotas", declarou. Durante o discurso, Dilma recebeu um cartaz de uma mulher engraxate que dizia que seu filho seria advogado graças ao programa da Prouni, e os manifestantes emocionados gritavam "Volta Dilma!" e "Fora Temer".

Em seguida, ela defendeu o seu mandato em discurso afirmando que "será presidente até o dia 31 de dezembro de 2018". "Eles não desistirão. Eles vão inventar várias mentiras sobre mim. Todas as falsidades e mentiras possíveis. Porque eles, hoje, têm medo! Têm medo de vocês", afirmou.

Depois das falas da presidente afastada, o grupo seguiu em direção à Júlio de Castilhos, passando pela Farrapos até atingir a Barros Cassal. Na caminha mais longa até agora das manifestações contra o impeachment, chegaram até o bairro Moinhos de Vento através da avenida Independência. A região, na esquina com a Goethe, havia ficado marcada por protestos contra o governo Dilma.

Os dois sentidos da Goethe foram bloqueados por alguns momentos, antes do protesto seguir pela Venâncio Aires, perto da Praça Garibaldi. Depois disso, o retorno ao Centro foi feito pela Osvaldo Aranha até passar pela Redenção e chegar ao Zumbi dos Palmares. Ao longo do percurso, a EPTC fez o isolamento das ruas e o desvio de algumas linhas de ônibus. Não foi necessária intervenção da Brigada Militar.