Marcadas audiências em Comissão da AL para ouvir atual e ex-secretário da Fazenda

Marcadas audiências em Comissão da AL para ouvir atual e ex-secretário da Fazenda

Odir Tonollier só deve comparecer depois que Giovani Feltes falar para os deputados

Vitória Famer / Rádio Guaíba

Giovani Feltes falará na próxima quinta-feira

publicidade

O atual secretário estadual da Fazenda, Giovani Feltes (PMDB), confirmou participação em audiência pública da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa, na próxima quinta-feira. No encontro os deputados debatem a situação financeira do Rio Grande do Sul. Na semana passada, os parlamentares da Comissão solicitaram a presença do ex-secretário da Pasta, Odir Tonollier. A intenção era falar sobre a utilização de empréstimos, no governo Tarso Genro, destinados a investimentos, mas supostamente usados para custear a máquina pública, inclusive os salários do funcionalismo. Com a ausência do ex-gestor, o encontro foi adiado.

Tonollier já havia dito que só pretende comparecer à Assembleia depois que o sucessor falar. De acordo com a cúpula petista, a presença do ex-secretário da Fazenda está confirmada para uma audiência extraordinária, agendada para o dia 11, às 17h – isso se Feltes não faltar à sessão do dia 7.

O ex-auditor geral do Estado, Luiz Paulo Freitas Pinto, que foi convidado a participar do debate na semana passada, chegou a comparecer ao encontro, mas não foi ouvido. À reportagem da Rádio Guaíba ao fim do encontro, Freitas Pinto lamentou o fato de não ter tido a oportunidade de esclarecer os aspectos técnicos sobre possíveis desvios de empréstimos destinados a investimentos e utilizados supostamente para pagar o funcionalismo. O ex-auditor assegurou que todos os governos recorrem ao mesmo método. Isso porque, desde 91, qualquer arrecadação financeira é depositada no Caixa Único do Tesouro estadual. Segundo ele, depois disso, saber a origem do recurso se torna impossível.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895