Marcelo Dornelles lidera votação para procurador-geral de Justiça do RS

Marcelo Dornelles lidera votação para procurador-geral de Justiça do RS

Resultado com os mais votados foi entregue ao governador, que tem 15 dias para nomear o escolhidodo

Cláudio Isaías

Marcelo Dornelles (D) fez 438 votos

publicidade

Na disputa pelo cargo de procurador-geral de Justiça para o biênio 2015/2017, o promotor Marcelo Lemos Dornelles saiu na frente. Dornelles fez 438 votos, o procurador Ivory Coelho Neto, segundo colocado, fez 282 votos, e o promotor Fernando Cesar Sgarbossa, terceiro, fez 134 votos. A votação terminou com uma abstenção de 4,6% de um total de 693 integrantes do Ministério Público gaúcho - 118 procuradores e 575 promotores de Justiça.

A divulgação do resultado da eleição para o cargo de procurador-geral de Justiça foi realizada neste sábado no auditório Mondercil Paulo de Moraes, sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul. 

O resultado da eleição da lista tríplice foi entregue pelo atual procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, para o governador durante audiência no Palácio Piratini. José Ivo Sartori terá 15 dias para nomear o procurador-geral de Justiça. Mas isso não quer dizer que o governador tenha que escolher, obrigatoriamente, o mais votado pelos procuradores e promotores do MP gaúcho.

Em 2013, o então governador Tarso Genro reconduziu Eduardo de Lima Veiga, primeiro colocado da lista, ao cargo de procurador-geral de Justiça. No entanto, em 2011, Veiga chegou ao cargo sem que tenha sido o mais votado. Na época, a então procuradora-geral Simone Mariano da Rocha venceu a eleição, mas o ex-governador Tarso Genro nomeou Veiga, segundo colocado. O atual procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, comandou o MP gaúcho nos biênios 2011/2013 e 2013/2015.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895