Marchezan reforça intenção de construir roda-gigante e não uma "cuia" na Orla do Guaíba

Marchezan reforça intenção de construir roda-gigante e não uma "cuia" na Orla do Guaíba

Proposta de erguer uma cuia surgiu sob pretexto de valorizar a cultura local

Rádio Guaíba

Proposta de erguer uma cuia surgiu sob pretexto de valorizar a cultura local

publicidade

O prefeito Nelson Marchezan Jr. (PSDB) afastou, nesta segunda-feira, a possibilidade de que seja construída uma cuia gigante, de 250 metros, às margens do Guaíba, na região Central de Porto Alegre. O autor da ideia, que gerou críticas e controvérsia, nos últimos dias, propõe erguer um prédio, em forma de cuia de chimarrão, no trecho 2 da Orla, em vez de uma roda-gigante, como prevê a Prefeitura.

A iniciativa do designer de produtos Itamar Nogueira ganhou as manchetes, sob o pretexto de valorizar a cultura gaúcha, em vez da importar uma ideia estrangeira: a roda-gigante London Eye, de 135 metros, que fica na capital britânica. A Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas explicou, que em nenhum momento, a sugestão chegou a ser debatida, por meio de consulta ou audiência pública.

Questionado sobre o projeto na tarde desta segunda-feira, pela reportagem da Rádio Guaíba, Marchezan respondeu de forma curta e bem humorada. “Eu não conheço esse projeto. A gente vai ficar com a roda-gigante”, disse, rindo.

Projeto Chimarrão

Batizado de Projeto Chimarrão, o plano de Nogueira prevê um complexo multicultural com lojas, museus, biblioteca e mais um cinema 360º. Além disso, a intenção é transformar a bomba de chimarrão em um mirante, a 250 metros de altura.

Roda-gigante

Em agosto, Marchezan já havia anunciado que a orla vai contar com uma roda-gigante, de pelo menos 80 metros de altura. O equipamento deve ser instalado no trecho 2, entre a Rótula das Cuias e a região do Anfiteatro Pôr do Sol. A expectativa é de que a estrutura se consolide como “atração nacional”.

A empresa que ficar a cargo da obra vai poder explorar o serviço financeiramente com cobrança de ingressos pelo passeio. A roda-gigante deve ter cabines para cerca de 15 pessoas, cada.

A previsão é de que até novembro o edital seja publicado. As obras terão investimento privado previsto de R$ 70 milhões, além dos gastos operacionais de R$ 500 milhões para um período de 35 anos de contrato.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895