Marina Silva anuncia candidatura a deputada federal por São Paulo

Marina Silva anuncia candidatura a deputada federal por São Paulo

A ex-senadora pelo Acre e ex-candidata à Presidência da República divulgou nesta quarta-feira que vai concorrer ao cargo em 2022

R7

Marina Silva será candidata a deputada federal por São Paulo

publicidade

Marina Silva anunciou nesta quarta-feira (29), via Twitter, que vai ser candidata a deputada federal por São Paulo. A decisão, segundo ela, vem "depois de um longo período de discussão". Marina, que é presidente da Rede Sustentabilidade, disse que vai fazer o lançamento da pré-candidatura no próximo sábado (2) na capital paulista. 

"Considero que assim posso colaborar com o objetivo estratégico de mobilizar o Brasil para o grande desafio da reconstrução e construção de políticas públicas capazes de enfrentar o crescimento intolerável das desigualdades, recuperar a economia em bases sustentáveis", escreveu.

"Venho do movimento dos seringueiros que teve seu auge na década de [19]80 e também sua grande tragédia, com a morte de Chico Mendes e tantas outras pessoas assassinadas por suas lutas em defesa da Floresta Amazônica. É nessa identidade política que se inscreve meu compromisso com um país economicamente próspero, socialmente justo, politicamente democrático, culturalmente diverso e ambientalmente sustentável, única forma de dar curso aos legítimos anseios e aspirações dos jovens e perspectivas de futuro saudável a nossas crianças", afirmou.

A política já foi senadora pelo Acre (1995-2011), três vezes candidata à Presidência da República (2010, 2014 e 2018), ministra do Meio Ambiente nos dois governos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (2003-2008), deputada estadual no Acre (1991-1995) e vereadora em Rio Branco (1989-1991).

Ausência em evento de Lula

Marina foi destaque no noticiário em 28 de abril, quando faltou a um evento que o partido Rede Sustentabilidade fez em Brasília para apoiar a pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República.

Em sua fala, ao lado do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e outras lideranças do partido, o ex-presidente e pré-candidato fez um aceno concreto a Marina. "Eu, na verdade, esperava que a Marina estivesse aqui. Porque a minha relação com a Marina é muito antiga, muito grande. Eu, às vezes, não sei porque ela demonstra momentos de raiva. Mas quero dizer para você que eu aprendi a gostar da Marina quando ela ainda era menina no estado do Acre", afirmou.

O ex-presidente ainda lembrou que a indicou para ser ministra quando estava em viagem a Nova York, nos Estados Unidos. "Ela jamais imaginou que eu iria indicar ela para ser ministra em Nova York. Eu perdi muitas amizades com muitos intelectuais que achavam que iam ser chamados para ser ministros quando eu indiquei a Marina", pontuou.

Marina não tem apoiado a pré-candidatura de Lula. Após conversas internas, parlamentares e filiados da Rede informaram que iriam apoiar o petista e, para evitar um racha, houve deliberação da Executiva da legenda no sentido de permitir o apoio a Lula.

Após o evento, o senador Randolfe Rodrigues comentou a ausência da presidente de seu partido, ressaltando estar confiante de que a Rede fará um novo ato de apoio a Lula — desta vez, com a presença de Marina.

Perguntado sobre o que trava o apoio, afirmou: "Existia uma emergência de fazer um movimento de manifestações de apoio que já estavam consolidadas, e não coincidiu o protocolo com o de Marina. Mas estou convencido de que vamos ter Marina".


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895