Mateus Bandeira, candidato a governador do Estado pelo Partido Novo, em entrevista ao programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba, foi direto ao ponto sobre os pilares do seu projeto de governo: retirar das mãos do Estado as estatais e a organização das contas públicas. Mateus diz que as privatizações são absolutamente necessárias para que o Rio Grande do Sul tenha a possibilidade de sair da crise. Questionando se o Banrisul estaria na lista de estatais, o candidato não se esquivou: "Penso que 51% do controle do banco poderia ficar, sim, com o setor privado. Não existe razão para o Estado atuar no mercado financeiro com o banco". Mateus afirmou que o Banrisul é alvo de interesses políticos que, segundo ele, disputam pedaços do banco e que isso impacta no Estado, como a concessão de créditos. Mateus Bandeira foi presidente do banco durante o governo Yeda Crusius.
A respeito das privatizações, o candidato declara que sem elas o Estado não conseguirá aderir ao Regime de Recuperação Fiscal, que para ele é vital para o Rio Grande do Sul. "O que é estratégico? Educação e segurança ou minerar carvão e distribuir gás?", citando a polêmica do plebiscito para a venda da Sulgás, CRM e CEEE. Sobre as finanças públicas, Mateus disse que a crise fiscal vivida é sem precedentes e para resgatar a pujança do RS no cenário é preciso investimento e que isso depende do investidor confiar na capacidade do Estado em honrar compromissos e colocar um cenário favorável aos empresários.
Ele ainda fez críticas ao que chamou de políticos profissionais. "Não tenho nada contra as pessoas, nada contra o Sartori, o Eduardo Leite, mas acho temerário a gente ser governador por alguém que não tenha passagem pelo setor privado. A renovação da política, a saída da crise não virá destes mesmos partidos e políticos, neste balaio de gatos ideológico que são as coligações."
Ordem das entrevistas
• Miguel Rossetto promete rever extinção das fundações
• Sartori destaca governo "forte" e volta a falar em modificar a estrutura do Estado
• Jairo Jorge defende o serviço público e se posiciona contra a privatização
Mateus Bandeira defende que Estado deixe de ter o controle do Banrisul
Candidato a governador pelo Partido Novo disse que instituição é alvo constante de interferência política