MBL pedirá cassação de Olim após fala sobre assédio contra Isa Penna

MBL pedirá cassação de Olim após fala sobre assédio contra Isa Penna

Deputado falou que Penna teve "sorte" em sofrer assédio na Alesp. MBL era integrado por Arthur do Val, que renunciou ao mandato

R7

publicidade

O Movimento Brasil Livre (MBL) irá protocolar na segunda-feira o pedido de cassação do mandato do deputado Delegado Olim (PP) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) após ele proferir falas sexistas contra a também deputada Isa Penna (PCdoB) em uma entrevista transmitida pelo Youtube.

O pedido será assinado por Renato Battista, ex-chefe de gabinete de Arthur do Val (União Brasil) e pré-candidato a deputado estadual. “O delegado Olim ao pedir a cassação do Arthur do Val por um áudio que não havia crime, abriu um precedente contra ele próprio. O feitiço virou contra o feiticeiro e, seguindo essa lógica, ele merece ser cassado também”, declarou Battista.  Delegado Olim foi o relator do processo de cassação do mandato de Arthur do Val no Conselho de Ética, antes de ele renunciar, nesta quarta-feira.

Nos primeiros minutos do programa, veiculado no YouTube e apresentado por Rogério Vilela, Olim sugere que o que aconteceu com Isa Penna foi uma brincadeira. Ele se refere ao caso de importunação sexual de Fernando Cury (União Brasil) contra a deputada, em 16 de dezembro de 2020.

Na ocasião, câmeras da assembleia registraram Cury conversando com outros dois parlamentares, aproximando-se de Penna por trás e colocando a mão nas laterais do corpo dela, na altura dos seios. A deputada afirmou que foi apalpada em suas partes íntimas por Cury. A Alesp decidiu em abril de 2021 suspender por 180 dias o mandato do deputado. Foram 86 votos pela suspensão, em votação unânime.

Na entrevista ao podcast, em meio a uma conversa sobre a punição contra Cury, o apresentador disse: "O cara também deu uma apalpada nas tetas da mulher", afirmou. O delegado acrescentou: "Isa Penna, que sorte a dela. Ela vai se eleger por causa disso. Sim, ela só fala nisso".

Representação

A deputada Isa Penna já afirmou que entrará com uma representação contra o também deputado estadual Delegado Olim para que ele seja afastado do Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo em razão de seus comentários sobre o assédio sofrido por ela.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895